Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Objetivos
. Conhecer, numa perspectiva sócio-histórica, as principais mudanças escolares e educativas;
. Compreender as interdependências entre educação, sociedade e desenvolvimento;
. Conhecer as entidades envolvidas na organização dos sistemas educativos;
. Compreender os níveis de decisão política em educação (supra- nacional, nacional, institucional/organizacional, local)
. Ser capaz de contribuir para alguns debates escolares e educativos atuais, fundamentando opiniões e posicionamentos.
Caracterização geral
Código
11385
Créditos
9.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Horas
Semanais - 3
Totais - 109
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Ana Nunes de ALMEIDA e Maria Manuel VIEIRA, A Escola em Portugal: Novos Olhares, Outros Cenários, Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa, 2006.
Michael APPLE, Stephen BALL, Luis GANDIN (eds.) (2010). The Routledge International Handbook of the Sociology of Education, London and New York: Routledge.
João BARROSO (org.), 2006, A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores, Lisboa, edições Educa.
Rui CANÁRIO, 2006, O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto, Porto editora.
Ana BENAVENTE (coord.), Alexandre ROSA, António Firmino da COSTA, Patrícia ÁVILA, A Literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, edição Fundação Calouste Gulbenkian/Conselho Nacional de Educação, Lisboa, 1996.
Edgar FAURE. (1974). Aprender a Ser. Lisboa: Bertrand.
Licínio LIMA (2007). Educação ao Longo da Vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. São Paulo: edições Cortez.
Método de ensino
Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões e problemáticas educativas.
Para tal, os estudantes são desde cedo convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas de investigação.
Será extensivamente utilizado uma plataforma de gestão de ensino e aprendizagem (MOODLE FCTUNL - https://moodle.fct.unl.pt/course/index.php?categoryid=484) para além de vários conteúdos digitais
Método de avaliação
A avaliação da Unidade Curricular será contínua e terá em consideração os seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas; desempenho na realização das tarefas propostas durante o semestre; apresentação de trabalhos nas aulas; qualidade do trabalho final.
Como recurso utilizar-se-á sistematicamente a plataforma de gestão de ensino e aprendizagem da MOODLE FCTUNL
Quanto à estratérgia de implementação deste método, recorrer-se-á à elaboração e apresentação de portefolio, digital ou não.
Conteúdo
1 – As transformações sociais e a educação:
1.1 A forma escolar de educação: perspectiva sócio-histórica
1.2 As formas não escolares de educação e a aprendizagem ao longo da vida
1.3 Sociedades pré-moderna, moderna e contemporânea: mudanças e desafios em educação e desenvolvimento
2 - Temas e debates da educação contemporânea:
2.1 Igualdade de oportunidades e equidade em educação
2.2 Literacia e educação ao longo da vida
2.3 Indisciplina e violência na escola
2.4 Educação e desenvolvimento económico, social e humano
3 – A regulação das políticas educativas e o desenvolvimento:
3.1 Os níveis de decisão supranacional, nacional, organizacional, local
3.2 Perspectiva comparativa de sistemas educativos na Europa
3.3 Tendências evolutivas na organização dos sistemas educativos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: