Tecnologias no Ensino de CTEM I

Objetivos

Conhecimentos sobre as políticas e estudos nacionais e internacionais referentes ao ensino de CTEM com tecnologias:

Orientações dos principais documentos publicados nas últimas décadas sobre o ensino de CTEM.

Metodologias e resultados dos estudos comparativos internacionais (PISA, TIMSS, etc.).

Conhecimentos:

Organização de espaços para o ensino de CTEM.

Planeamento de actividades lectivas.

Elaboração profissional de documentos (testes, apresentações, etc.) para actividades lectivas.

Compreensão dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino de CTEM.

Competências:

Identificar literatura relevante sobre ensino de CTEM.

Utilizar de modo profissional sistemas de processamento de texto e de imagem.

Utilizar software científico e sistemas de aquisição de dados, em situações de ensino.

Ler, interpretar, criticar e sistematizar a literatura sobre o ensino de CTEM.

Fundamentar e construir documentos para utilização em sala de aula, de forma estruturada, coerente e concisa.

Caracterização geral

Código

11387

Créditos

9.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 91

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Anderson, P. V. (2011). Technical Communication: A Reader-Centered Approach.

Black, Paul, & Atkin, J. M. (Eds.). (2005). Changing the Subject, Innovations in Science, Mathematics and Technology Education.

Eurydice. (2011). Science Education in Europe: National Policies, Practices and Research.

Hewitt, P. G., Lyons, S. A., Suchocki, J. A., Yeh, J., & Baird, D. (2007). Conceptual Integrated Science.

Liengme, B. V. (2009). A Guide to Microsoft Excel 2007 for Scientists and Engineers.

Meadows, D. H. (2008). Thinking in Systems: A Primer.

National Research Council. (2011). Successful K-12 STEM Education, Identifying Effective Approaches in Science, Technology, Engineering, and Mathematics.

Rocard, M., et al. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future of Europe.

Método de ensino

Exposição do professor e discussão com os alunos, em geral com base em documentos escritos ou em vídeo.

Actividades práticas e laboratoriais com software e equipamentos científicos. Apresentações de alunos e simulação de aulas.

Elaboração individual e em grupo de documentos para utilização em actividades de ensino. Análise e discussão colectiva desses documentos.

Observação e análise de aulas e outras actividades nos ensinos básico e secundário.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre o portefólio de documentos que cada aluno constrói ao longo da unidade curricular, bem como sobre a participação nas aulas e o seu desempenho nas apresentações e simulações de aulas.

Conteúdo

Aprender CTEM com tecnologias computacionais: contributos da Psicologia da Aprendizagem e das Didácticas.

A natureza da Ciência, da Tecnologia e da Matemática e suas implicações no ensino. “Inquiry” como conceito chave na aprendizagem de CTEM. Documentos orientadores em Portugal e na União Europeia.

Processamento de texto científico, tópicos avançados.

Conceitos fundamentais de ilustração técnico-científica.

Folha de cálculo, tópicos avançados em análise de dados experimentais.

Análise de video com Tracker e Logger Pro.

Análise de imagem com ImageJ e microscópios digitais.

Desenvolvimento colaborativo de recursos educativos digitais em CTEM e utilização de Repositórios.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: