Tecnologias no Ensino de CTEM III

Objetivos

Conhecimentos sobre as políticas e estudos nacionais e internacionais referentes ao ensino de CTEM com tecnologias:Orientações dos principais documentos publicados nas últimas décadas sobre o ensino de CTEM.Metodologias e resultados dos estudos comparativos internacionais (PISA, TIMSS, etc.). Conhecimentos:Organização de espaços para o ensino de CTEM.Planeamento de atividades letivas.Elaboração profissional de documentos (testes, apresentações, etc.) para atividades letivas.Compreensão dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino de CTEM.Competências:Identificar literatura relevante sobre ensino de CTEM.Utilizar de modo profissional sistemas de processamento de texto e de imagem.Utilizar software científico e sistemas de aquisição de dados, em situações de ensino.

Ler, interpretar, criticar e sistematizar a literatura sobre o ensino de CTEM.Fundamentar e construir documentos para utilização em sala de aula, de forma estruturada, coerente e
concisa.

Caracterização geral

Código

11390

Créditos

9.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 3

Totais - 135

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não tem

Bibliografia

Barton, R. (2004). Learning and Teaching Secondary Science with ICT. Open University Press.
Black, Paul, & Atkin, J. M. (Eds.). (2005). Changing the Subject, Innovations in Science, Mathematics and Technology Education. Taylor & Francis e-Library.
Di Justo, P., & Gertz, E. (2013). Atmospheric Monitoring with Arduino, Building Simple Devices to Collect Data About the Environment. O''''Reilly.
ESRI. (2012). Advancing STEM Education with GIS. esri.com.
Johnston-Wilder, S., & Pimm, D. (Eds.). (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT. Open University Press.
Martin Evans, J. N. A. J. H. (2013). Arduino in Action. Manning Publications Co.
Nemirovksy, R., Rosebery, A. S., Solomon, J., & Warren, B. (Eds.). (2005). Everyday Matters in Science and Mathematics, Studies of Complex Classroom Events. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Sang, D., & Frost, R. (2005). Teaching Secondary Science Using Ict. Hodder Murray.

Método de ensino

Exposição do professor e discussão com os alunos, em geral com base em documentos escritos ou em vídeo.
Atividades práticas e laboratoriais com software e equipamentos científicos. Apresentações de alunos e simulação de aulas.

Elaboração individual e em grupo de documentos para utilização em atividades de ensino. Análise e discussão coletiva desses documentos.
Observação e análise de aulas e outras atividades nos ensinos básico e secundário.
A avaliação incide sobre o portefólio de documentos que cada aluno constrói ao longo da unidade curricular,bem como sobre a participação nas aulas e o seu desempenho nas apresentações e simulações de aulas.

Método de avaliação

Exposição do professor e discussão com os alunos, em geral com base em documentos escritos ou em vídeo.
Atividades práticas e laboratoriais com software e equipamentos científicos. Apresentações de alunos e simulação de aulas.

Elaboração individual e em grupo de documentos para utilização em atividades de ensino. Análise e discussão coletiva desses documentos.
Observação e análise de aulas e outras atividades nos ensinos básico e secundário.
A avaliação incide sobre o portefólio de documentos que cada aluno constrói ao longo da unidade curricular,bem como sobre a participação nas aulas e o seu desempenho nas apresentações e simulações de aulas.

Conteúdo

Utilização básica de simuladores para Astronomia (Celestia, Stellarium e AstroUNL). Interdisciplinaridade utilizando simulações de Astronomia.
Quadros interativos no ensino de CTEM.
Utilização de packages de referência no ensino de CTEM (Phet, Geogebratube, Wolfram Demonstrations, etc.).

Utilização interdisciplinar de GPS no ensino de CTEM.
Desenvolvimento de aplicações Java com Easy Java Simulations.
Placa Arduino, sensores e sistemas de aquisição de dados. Programação em Processing. Planeamento de unidades letivas com recursos educativos digitais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: