e-Learning e TIC em Educação I
Objetivos
[Segundo ficha curricular da A3ES]
No final desta unidade curricular a/o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
Caracterização geral
Código
11394
Créditos
9.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Horas
Semanais - 3
Totais - 112
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos específicos prévios
Bibliografia
Ala-Mutka, K., et al (2008). Active Ageing and the Potential of ICT for Learning. JRC Scientific and Technical Reports.
Ananiadou, K., & Claro, M. (2009). 21st century skills and competences for new millennium learners in OECD countries. OECD Publishing.
D’Antoni, S. (2009). Open Educational Resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning, 24(1), 3–10.
Balanskat, A., et al (2006). The ICT Impact Report European Schoolnet.
Kay, D., et al (2009). Next Generation User Skills. Presented at the ALT-C 2009 “In dreams begins responsibility”, Manchester.
Naismith, L., et al (2004). Literature review in mobile technologies and learning.
Paisana, M., & Lima, T. (n.d.). Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: OberCom.
Stahl, G., et al (2006). Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences.
Método de ensino
[de acordo com Metodologias de Ensino (A3ES)]
As aulas decorrerão em ambiente de Seminário e Oficina, em sistema presencial e on-line, com apresentações teóricas, debate e trabalho prático (leitura de artigos, pesquisa na Internet, uso de sistemas e aplicações de e-Learning).
A língua de ensino será o Português, salvo se houver alunos que não dominem a língua, caso em que se utilizará o Inglês.
Método de avaliação
O método de avaliação será de natureza contínua, compreendendo a avaliação da participação nas actividades presenciais e on-line e elaboração e defesa de um portefólio digital.
45% Avaliação contínua em situação de aula e online no MOODLE
45% Trabalho final: por portefólio digital
10% Apreciação global
Conteúdo
[copiados dos Objectivos de Aprendizagem (A3ES)]
Os conteúdos programáticos têm carácter modular integra as três unidades curriculares de mesmo nome, partes I, II e III, que se apresentam para melhor contextualização:
I.1. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
I.2. Computadores em Rede e suas aplicações educativas
II. Da Integração Curricular das TIC às Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line e aos Ambientes de Aprendizagem Pessoal
III.1. Redes e Multimédia
III.2. Conteúdos Educativos Digitais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: