Deteção Remota e Análise de Imagem
Objetivos
O objectivo geral é a transmissão dos fundamentos teóricos e experiência técnica para a interpretação, processamento e extracção de informação geológica da superfície terrestre adquirida através de métodos de observação indirecta (fotografia aérea e imagens de satélite).
Os objectivos específicos são: (i) dotar o aluno de conhecimentos para a interpretação tridimensional de estruturas geomorfológicas e lito-estratigráficas da superfície através da interpretação de fotografias aéreas e; (ii) dotar o aluno dos conhecimentos para a extracção de informação base da superfície terrestre, através de técnicas específicas de processamento de imagem aplicadas a imagens de satélite para observação da terra.
Pretende-se que os alunos adquiram competências em interpretação de fotografias aéreas e análise de imagens de satélite preparando-os para disciplinas das áreas da Geologia Aplicada e Geologia de Engenharia. Serve também como instrumento fundamental de apoio à disciplina de Cartografia Geológica.
Caracterização geral
Código
11369
Créditos
6.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Kullberg, Maria da Graça Azevedo de Brito
Horas
Semanais - 4
Totais - 62
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Alunos correctamente inscritos no Ciclo de Estudos
Bibliografia
M. RICCI & S. PETRI (1965) - Principios de aerofotogrametria e interpretação geológica. Comp. Ed. Nac., São Paulo.
P. STRAIN & F. ENGLE (1992) - A Terra vista do espaço. Turner Publishing Inc., Atlanta.
Manuel photo - interprétation. Ed. Technip, Paris, 1970.
T. LILLESAND & R. KIEFER (1994) - Remote sensing and image interpretation. John Wiley &Sons, New York, 3ª ed.
Fernández-Prieto, D.; Sabia, R. (2013) - Remote Sensing Advances for Earth System Science. Springer, 103 p. ISBN 978-3-642-32521-2
Khorram, S., Koch, F.H., van der Wiele, C.F., Nelson, S.A.C. (2012) - Remote Sensing. Springer, 134 p. ISBN 978-1-4614-3103-9
Método de ensino
Na disciplina são utilizados diferentes métodos de ensino, a saber:
- Ensino tutorial, tradicional, correspondendo a componente lectiva presencial prevista no calendário escolar, para as componentes teórica e teórico-prática.
- Ensino assistido, não presencial, utilizando como ferramenta de comunicação o Moodle, onde o aluno contacta o docente para colocar dúvidas. Esta componente não substitui as horas convencionais semanais destinadas a dúvidas, previstas na Lei.
Método de avaliação
O programa da disciplina, e respetiva avaliação, tem 2 blocos de matéria distintos:
1 – Fotointerpretação;
2 – Processamento de imagens digitais
A avaliação da disciplina tem duas componentes:
a) Avaliação contínua:
Consiste na realização de 2 testes teóricos (MT1 e MT2) relativos à componente da fotointerpretação e componente do processamento de imagens digitais, respectivamente.
Relativamente à avaliação da componente prática de fotointerpretação, será avaliado um exercício de fotointerpretação de uma fotografia aérea (MP1)
Relativamente à avaliação da componente prática de "processamento de imagem": os alunos deverão realizar, em grupos de 2, um trabalho pratico disponibilizado e realizado, parcialmente, durante as aulas e terminado em autonomia.
É condição de frequência à disciplina a realização de, pelo menos, 6h de cursos da ESRI para o processamento de imagens, a realizar em autonomia, com entrega dos respetivos certificados.
b) Avaliação em época de recurso: Os alunos com frequência podem realizar apenas o(s) mini-teste(s) a que não tenha(m) obtido uma classificação mínima de 6 valores (em 20).
A classificação final (CF) é obtida da seguinte forma:
CF = 0,20MT1 + 0,30MP1 + 0,20MT2 + 0,30EP
Conteúdo
O conteúdo da disciplina divide-se em duas partes: Foto-interpretação a partir de pares esteroscópicos de fotografias aéreas (7 aulas teóricas e teórico-práticas) e Satélites (7 aulas teóricas e teórico-práticas)
1ª Parte – Foto-interpretação do coberto vegetal – Conceitos fundamentais interpretação de fotografias aéreas. Conceitos e métodos de observação estereoscópica. Critérios de identificação de coberturas (forma, tom, textura e rede hidrográfica). Características texturais e índices de ocupação do terrenos pelo coberto vegetal; sua relação com os solos, o substracto rochoso, o clima e a exposição solar.
Prática - Interpretação de fotografias aéreas analógica com recurso a estereoscópio e de fotografia aérea digital com o software específico.
2ª Parte – Satélites – Conceitos fundamentais: radiação electromagnética. Resposta espectral das principais coberturas da superfície terrestre. Satélites de Observação da Terra. Sistemas passivos e sistemas activos. Sensores ópticos. Estrutura de uma imagem digital. Características das principais imagens e aplicação às Ciências da Terra, agrícolas e florestais. Técnicas de processamento digital: técnicas de realce, classificação espectral de imagens.
Prática - Processamento e classificação de imagens de satélite Landsat/Sentinel com software específico.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: