Desenvolvimento de Novos Produtos na Agroindústria
Objetivos
No final da presente unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender a importância do desenvolvimento de novos produtos alimentares como estratégia de sucesso de mercado. Perceber a necessidade de dispor os conhecimentos necessários a fim de ser possível avaliar eventuais riscos e tomar as iniciativas necessárias para corrigir as deficiências.
- Ser capaz de avaliar a qualidade dos novos produtos alimentares de maior sucesso, de acordo com normas e legislação vigente, garantindo a segurança e qualidade alimentar. Pretende-se também que o estudante desenvolva espírito crítico para ser capaz de, no futuro, no campo profissional, coordenar o desenvolvimento dos processos produtivos de alimentos seguros.
- Conhecer a grande diversidade de novos produtos, os principais desafios nas suas diferentes formas de obtenção, industrialização, controlo de qualidade e estratégia de mercado, numa sociedade cada vez mais competitiva.
Caracterização geral
Código
11374
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Fernanda Guedes Pessoa
Horas
Semanais - 6
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de biologia, química e bioquímica.
Bibliografia
Aramouni, F., K. Deschenes (2018). Methods for Developing New Food Products: An Instructional Guide. DEStech Publications, Incorporated, pp 419. [ISBN- 978-1-60595-432-5].
Beckley, J.H., L.J. Herzoc, M.M. Foley (2017). Accelerating New Food Product Design and Development (2nd Edition).John Wiley & Sons Ltd and the Institute of Food Technologists. [ISBN 978-1119149316 (pdf)].
Fuller, G.W. (2012). New Food Product Development – From Concept to Marketplace. CRC Press. [ISBN-13: 978-1-4398-1865-7] (Ebook.PDF).
Grunert, K.G., W. Verbeke, J.O. Kugler, F. Saeed, J. Scholderer (2011). Use of consumer insight in the new product development process in the meat sector. Meat Science, 89: 251-258.
Moskowitz, H.R., I.S. Saguy e T. Straus (2009). An Integrated Approach to New Food Product Development. CRC Press. [ISBN-978-1-4200-6553-4].
Método de ensino
Aulas T em sala com data-show e/ou por e-learning (recurso a Moodle). TP - análise e interpretação de casos de estudo e resolução de exercícios. Aulas P contabilizadas em visitas guiadas a empresas. Av. contínua, baseada na T e TP. Classificação final (CF)=60%T+40%TP. A aprovação com nota mínima de 9,5 (escala de 20 valores) em cada componente (T e TP). Haverá exame para quem não obtiver aprovação na avaliação contínua: CF=0,6*notaexame+0,4TP. Aprovação com nota mínima de 9,5 (escala 20 valores).
Projectos/trabalhos - exercícios nas aulas TP, de pesquisa sobre os assuntos a abordar e ainda de preparação de relatórios dos trabalhos desenvolvidos. Haverá acesso a toda a bibliografia sobre os assuntos e a materiais necessários à execução dos trabalhos solicitados. Complementa-se a formação com atenção personalizada (aulas tutoriais), para esclarecer dúvidas e orientar o aluno na aprendizagem.
Método de avaliação
Avaliação contínua nas 2 componentes: Teórica e Teórico-prática.
Teórica (2 Mini-Testes individuais - cada com 30% na classificação final);
Teórica-prática: Realização e apresentação de um projecto de investigação, com base em bibliografia e apoio técnico em indústrias do sector alimentar - 40% classificação final.
Classificação final: (0,30*Mini-Teste1) + (0,30*Mini-Teste2) + (0,40* Trabalho de pesquisa). Aprovação requer nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)
Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0,6*classificação do exame+0,4*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores.
Conteúdo
Novos produtos alimentares: definição e caracterização. Ciclo de vida do produto. Produtos tradicionais versus novos produtos. Alimentos funcionais. Ingredientes alimentares, nutracêuticos e aditivos alimentares. Novas embalagens. Características de preferência do público-alvo e do mercado. Controlo de qualidade: protecção do consumidor, do produto e do fabricante. Benefícios e riscos. Legislação aplicada ao desenvolvimento de novos produtos alimentares. Certificação dos produtos. Casos de Estudo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: