Projeto em Investigação Operacional

Objetivos

Domínio das técnicas e metodologias básicas associadas à sub-área científica em que se insere o respectivo projecto. Desenvolvimento de espírito critíco e criatividade, que permitam a estruturação de uma proposta de tema a explorar. Desenvolvimento e conclusão do projecto.

Caracterização geral

Código

10812

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Luísa da Graça Batista Custódio

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

   

Bibliografia

C. Audet e W. Hare, Derivative-Free and Blackbox Optimization, Springer, 2017

J. Nocedal e S. J. Wright, Numerical Optimization (2nd ed.), Springer Series in Operations Research and Financial Engineering, 2006

A. L. Custódio, J. F. A. Madeira, A. I. F. Vaz, e L. N. Vicente, Direct multisearch for multiobjective optimization, SIAM J. Optim., 21 (2011), pp. 1109–1140

Comparação numérica de algoritmos:

E. D. Dolan e J. J. Moré, Benchmarking optimization software with performance profiles, Math. Program., 91 (2002), pp. 201–213

N. Gould e J. Scott, A note on performance profiles for benchmarking software, ACM Transactions on Mathmatical Software, 43 (2016), pp. 15

J.J. Moré e S.M. Wild, Benchmarking derivative-free optimization algorithms, SIAM J. Optim., 20 (2009), pp. 172–191

Método de ensino

No início do semestre cada estudante será afecto a um tópico de projecto. O estudante terá três semanas para se familiarizar com o tema e preparar uma apresentação sucinta sobre o mesmo, alvitrando propostas de exploração. Haverá uma discussão conjunta, envolvendo todos os estudantes inscritos na unidade curricular e o docente, sobre as eventuais propostas de exploração.

Após a aprovação do tema a explorar, o estudante terá cerca de sete semanas para desenvolver o seu trabalho, apresentando oralmente relatórios de progresso sobre o mesmo, numa base semanal. A orientação do projecto será feita nestas sessões semanais.

Método de avaliação

A avaliação da unidade curricular é efectuada com recurso a:

Avaliação de Projecto: avaliação efectuada com base na realização de um trabalho de projecto, elaboração de uma proposta de trabalho e do correspondente relatório final, bem como as respectivas apresentações e discussões;

Avaliação Sumativa: avaliação a ser realizada em contexto de sala de aula, considerando o nível de participação e a qualidade da intervenção de cada estudante ao longo do semestre.

No início do semestre cada estudante será afecto a um tópico de projecto. O estudante terá três semanas para se familiarizar com o tema e preparar uma apresentação sucinta do mesmo (cerca de 20 minutos), alvitrando propostas de exploração. Haverá uma discussão conjunta, envolvendo todos os estudantes inscritos na unidade curricular e docente, sobre as eventuais propostas de exploração. Uma formalização escrita da proposta de projecto deverá ser então apresentada pelo estudante (máximo 5 páginas A4, excluindo bibliografia).

Após a sua aprovação, o estudante terá cerca de sete semanas para trabalhar o tema, apresentando oralmente relatórios de progresso sobre este trabalho, numa base semanal. No final do semestre, será feita uma apresentação global do trabalho desenvolvido (cerca de 30 minutos) e entregue um relatório final sobre o mesmo (máximo 15 páginas A4, excluindo bibliografia e anexos).

A classificação relativa a cada elemento de avaliação será expressa numa escala de 0 a 20 valores, tendo associado os seguintes pesos:

A) Apresentação oral inicial do tema de projecto e respectiva discussão – 10%

B) Proposta escrita do projecto a desenvolver –  10%

C) Apresentação oral final e respectiva discussão – 20%

D) Relatório final de projecto – 40%

E) Avaliação sumativa ­– 20%

A classificação final da unidade curricular é obtida pela média ponderada das classificações das suas componentes de avaliação, arredondada a um número inteiro numa escala de 0 a 20 valores. Para aprovação, o estudante deverá obter uma classificação final não inferior a 10 valores. Caso contrário, o estudante terá reprovado à unidade curricular.

Dependendo do número de estudantes inscritos na unidade curricular, os projectos poderão ser desenvolvidos individualmente ou em grupo, contemplando um máximo de três estudantes. No caso de projectos desenvolvidos em grupo, as classificações relativas às componentes de avaliação A, C e E terão sempre um carácter individual.

Conteúdo

O programa concreto dependerá das características do projecto a ser executado. Contudo, haverá um tronco comum que contemplará a escrita e apresentações orais científicas, bem como ferramentas para análise de resultados numéricos (perfis de desempenho e perfis de dados).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: