Simulação
Objetivos
Em muitos problemas de Investigação Operacional e de Estatística, a Simulação surge como a única técnica que permite a resolução de problemas.
Com efeito, muitas das técnicas clássicas da IO pressupõem determinados modelos-base que adoptam hipóteses simplificativas não toleráveis em determinados problemas reais. Nesses casos, após a adequada modelação do sistema real, pode levar-se a cabo a simulação do seu funcionamento e, assim, testar diferentes políticas de gestão e avaliar o seu impacto no desempenho do sistema em estudo.
Nesta unidade curricular os alunos desenvolverão a sua capacidade para modelar sistemas, com vista à sua posterior simulação. Recorrer-se-á usualmente às folhas de cálculo Excel, para desenvolver os modelos de simulação. Recorrer-se-á ainda ao módulo de Visual Basic do Excel.
Usar-se-á a plataforma MOODLE para apoio à disciplina.
Caracterização geral
Código
8509
Créditos
6.0
Professor responsável
Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter conhecimentos gerais de Probabilidades e Estatística e de Informática (na óptica do utilizador e programação).
Bibliografia
Banks, J., Carson, J. S., Nelson, B. L., & Nicol, D. M. (2013). Discrete-event system simulation: Pearson new international edition. Pearson Higher Ed.
Método de ensino
As aulas serão lecionadas em laboratório computacional, de modo a permitir uma imediata aplicação de conceitos por parte dos alunos.
Recorre-se à plataforma moodle para uma mais adequada disponibilização de materiais de apoio para a aula, elementos de estudo e contato entre os alunos e o docente.
Método de avaliação
Um aluno obterá frequência se assistir a pelo menos 2/3 das aulas lecionadas. Devido à pandemia, salvos raras exceções devidamente identificadas pelo docente, todos os alunos estarão, à partida, dispensados da obtenção de frequência.
Avaliação Contínua (Época Normal)
A avaliação contínua da unidade curricular é constituído por uma componente Teórico-prática (50%), uma componente de Projeto (30%) e uma componente Sumativa (20%).
A componente Teórico-prática será constituída por 2 testes escritos (T1 e T2), sendo cada um deles cotado na escala 0 – 10 valores.
A componente de Projeto será constituída por um Trabalho de Grupo (TG) realizado parcialmente em aula. O Trabalho de Grupo será cotado na escala de 0 – 20 valores.
A componente Sumativa será constituída pela resolução de 6 ou 7 problemas que serão resolvidos em aula. Cada problema será cotado na escala de 0 – 4 (ou 5) valores.A classificação nesta componente corresponderá à soma dos 4 ou 5 trabalhos com maior classificação.
Sejam:
CTk, a classificação obtida no k-ésimo Teste;
CTG, a classificação obtida no Trabalho de Grupo;
CTS, a classificação obtida na Componente Sumativa.
Um aluno estará aprovado em Época Normal (avaliação contínua) se as classificações dos Testes CTk forem tais que:
0,5 (CT1 + CT2) + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) ≥ 9,5.
A Falta/Desistência/Não Entrega de todos os Testes implica a Reprovação em Época Normal, correspondendo ao lançamento de A – Ausente na pauta.
A Classificação Final (CFN) na unidade curricular, em Época Normal será:
CFN = Arredondamento simétrico de (0,5 (CT1 + CT2) + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) ≥ 9,5).
Época de Recurso:
Seja CEx a classificação obtida no Exame, cotado para 20 valores.
Um aluno aprovará em Época de Recurso se:
0,5 CEx + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) ≥ 9,5.
A Classificação Final (CFR) na unidade curricular, em Época de Recurso será:
CFR = Arredondamento simétrico de (0,5 CEx + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) )
Conteúdo
- Introdução, terminologia e conceitos básicos
- Revisões de Distribuições
- Simulação usando folhas de cálculo (Excel e Visual Basic do Excel)
- Métodos de Geração de NPA
- Qualidades nos NPA: Testes de aleatoriedade; avaliação da independência entre o NPA consecutivos.
- Planeamento de experiencias e análise estatística de resultados de resultados; Número de simulações; Critério de Paragem; Calibração do modelo; Validação dos resultados
- Simulação de Filas de Espera. Hierarquização de eventos. Rotinas
- Aplicações
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: