Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
Objetivos educativos
São objectivos gerais do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar os conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
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alicerçando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde, permitindo e constituindo a base para desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
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permita aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
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desenvolva capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
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desenvolva a capacidade de comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
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forneça as competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
São objectivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar:
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a formação pessoal e social dos futuros docentes, favorecendo a adopção de atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação, bem como a interiorização de valores deontológicos e a capacidade de percepção de princípios;
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completar a sua formação científica, tecnológica e técnica em matemática;
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que os formandos adquiram a formação científica no domínio pedagógico-didáctico;
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o desenvolvimento progressivo das competências docentes a integrar no exercício da prática pedagógica;
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que os formandos desenvolvam capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica.
Saídas profissionais
O Mestrado em Ensino de Matemática, criado nos termos do Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e reformulado nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, confere qualificação profissional para a docência de Matemática em escolas, públicas ou privadas, do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e satisfaz as condições do nº2 b) do artigo 2º da Portaria n.º 344/2008 de 30 de Abril.
Caracterização geral
Código DGES
954
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao 3.º ciclo
Coordenador
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
20
Propinas
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:
a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Formação de Professores | FP | 54 | 0 |
Matemática | M | 21 | 0 |
Matemática e Formação de Professores | M / FP | 45 | 0 |
TOTAL | 120 | 0 |
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)
Estrutura
1.º Semestre | ||
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Código | Nome | ECTS |
11526 | A Teoria de Conjuntos e a Análise no Ensino da Matemática | 6.0 |
10787 | Novas Tecnologias no Ensino da Matemática | 6.0 |
11527 | Pedagogia e Didática da Matemática I | 6.0 |
11525 | Probabilidades e Estatística no Ensino da Matemática | 6.0 |
10786 | Sociologia da Educação | 6.0 |
2.º Semestre | ||
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Código | Nome | ECTS |
11532 | Geometria A | 6.0 |
11529 | Introdução à Prática Profissional | 3.0 |
10790 | Modelação e Aplicações no Ensino da Matemática | 6.0 |
11528 | Pedagogia e Didática da Matemática II | 6.0 |
10789 | Psicologia da Educação | 6.0 |
8503 | Tópicos de Matemática Discreta | 3.0 |
2.º Ano | ||
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Código | Nome | ECTS |
11649 | Estágio Pedagógico | 45.0 |
3.º Semestre | ||
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Código | Nome | ECTS |
11530 | Avaliação no Ensino da Matemática | 3.0 |
10792 | História e Filosofia da Matemática | 3.0 |
11647 | Investigação em Educação Matemática | 3.0 |
4.º Semestre | ||
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Código | Nome | ECTS |
11648 | Organização Escolar e Ética da Profissão Docente | 3.0 |
10996 | Pensamento Contemporâneo | 3.0 |