Sociologia da Educação
Objectivos
Desenvolver capacidades de problematização e de pesquisa sociológica das práticas e realidades escolares e educativas, questionando explicações superficiais e imediatas;
Construir conhecimentos básicos sobre os processos e as organizações escolares e educativas, utilizando resultados de pesquisa e métodos próprios da análise sociológica;
Compreender e contribuir, numa perspetiva sociológica, para os debates inerentes a vários temas escolares e educativos fundamentando opiniões e posicionamentos.
Caracterização geral
Código
10786
Créditos
6.0
Professor responsável
Davide Scarso
Horas
Semanais - 3
Totais - 58
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
Ana Nunes de ALMEIDA e Maria Manuel VIEIRA, A Escola em Portugal: Novos Olhares, Outros Cenários, Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa, 2006.
Rui CANÁRIO, O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto Editora, porto, 2006.
Raymond QUIVY e Luc CAMPENHOUDT, Manual de Investigação em Ciências Sociais, edições Gradiva, Lisboa, 1992.
Ana BENAVENTE (coord.), Alexandre ROSA, António Firmino da COSTA, Patrícia ÁVILA, A Literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, edição Fundação Calouste Gulbenkian/Conselho Nacional de Educação, Lisboa, 1996.
Pedro ABRANTES (org.), Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação, Editora Mundos Sociais, 2010.
João Teixeira LOPES, Tristes Escolas – práticas culturais estudantis no espaço urbano, edições Afrontamento, Porto, 1996
Método de ensino
As principais estratégias de ensino incluem: exposição oral por parte do docente ou por parte de um aluno ou grupo de alunos; organização de debates em sala de aula; visionamento e comentário de pequenos filmes em sala de aula; a pesquisa em diferentes tipos de IGNOREes e suportes de informação e respectiva organização; análise individual ou em grupo de dados e factos sobre as realidades escolares e educativas.
Método de avaliação
A) A avaliação e classificação final dos alunos inclui duas componentes:
1) Participação nas aulas e nas atividades e trabalhos que vão sendo propostos no decorrer das aulas (30%).
2) Realização de um trabalho final de 10 a 15 páginas, relativo a questões abordadas na Unidade Curricular e com referências aos materiais analisados ao longo das aulas, cujo tema deverá ser concordado com o docente (70%).
A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará, como mecanismo de recurso, a realização de um exame final no formato de teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre.
B) A avaliação de estudantes que, nos termos do Regulamento de Avaliação, estão dispensados da presença nas aulas (p. ex. no caso do estatuto de "Trabalhador Estudante") compreende:
1) A realização de um conjunto de fichas de leitura sobre textos da bibliografia da UC e de, pelo menos, uma apresentação oral de texto científico em sala de aula (15%).
2) A realização de um trabalho escrito, individual, de 10 a 15 páginas, destinado a demonstrar a aquisição dos conhecimentos e das competências definidas na ficha de Unidade Curricular (65%).
3) A apresentação e discussão oral com o docente do trabalho final (20%).
Os estudantes que se encontrem nesta situação terão que contactar o docente da disciplina durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir um regime de apoio e acompanhamento de tipo tutorial.
Conteúdo
1 – A sociologia da educação no quadro das ciências sociais e humanas
. Especificidades e resistências da abordagem sociológica
. Escola e educação como objecto da sociologia
. Métodos e técnicas de investigação
2 – As transformações sociais e a educação
. A forma escolar de educação: perspectiva sócio-histórica
. A aprendizagem ao longo da vida
3 – As desigualdades sociais em educação
. As variáveis sociológicas de classe social, etnicidade e género
. A relação escola-família e as estratégias/práticas educativas familiares
. As culturas juvenis e as aspirações e projetos escolares e sociais
. O papel da escola e dos professores na construção das desigualdades escolares
4 – Temas e debates
. Igualdade de oportunidades e equidade em educação
. Literacia e aprendizagem ao longo da vida
. Indisciplina e violência na escola
. Educação e desenvolvimento económico, social e humano
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: