Psicologia da Educação
Objetivos
Objectivos da Disciplina: compreender e perspectivar o processo de ensino-aprendizagem a partir da Psicologia da Educação e a partir desta articular os quatro pontos da agenda do ensino: os alunos, o professor, as estratégias e o conteúdo ensinado.
(i) Plano das aprendizagens / aquisições de conhecimentos:
* compreender o modo como os alunos atravessam uma série de estádios de desenvolvimento cognitivo, pessoal e moral e como o conhecimento desses estádios é decisivo para a eficácia do ensino / aprendizagem.
(ii) plano da aquisição de competências.
* perspectivar o processo ensino-aprendizagem a partir de um conjunto de teorias / conceitos que permitem ponderar as estratégias de ensino a adoptar pelo docente.
Caracterização geral
Código
10789
Créditos
6.0
Professor responsável
José Luís Toivola Câmara Leme
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não é necessário nenhum requisito.
Bibliografia
Bruner, J. Cultura da Educação, Edições 70, Lisboa, 2000.
Bruner, J. Para uma Teoria da Educação, Relógio D’Água, Lisboa, 1999.
Bruner, J. O Processo da Educação, Edições 70, Lisboa, 1998.
Flavell, J.H.A Psicologia do Desenvolvimento de J. Piaget, Pioneira, São Paulo, 1996.
Flavell, J.H. Miller, P.H.S. A. Miller, Desenvolvimento Cognitivo, Artemed, S. Paulo, 1999.
Sprinthall N. A. e Sprinthall, R. C.Psicologia Educacional, MaGraw-Hill, Lisboa, 2003.
Tomasello, Michael, Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano, Martins Fontes, São Paulo, 2003.
Nussbaum, Martha, Sem fins Lucrativos, Martins Fontes, São Paulo, 2015.
Método de ensino
- Seminário
- Frequência
- Participação nas aulas
- Mini teste
- Trabalho final
Método de avaliação
Um exercício escrito presencial (30%)
Dois ensaios (2 X 30%)
Assiduidade e participação (10%)
Conteúdo
1. A Psicologia e a Psicologia da Educação
1.1. A emergência de um quadro teórico
1.2. E.L. Thornidike e a educação experimental
1.3. J. Dewey e a interacção humana
Fundamentos de Crescimento e Desenvolvimento
2.1. A controvérsia natureza – educação: a família Kallikak e o bebé Albert.
2.2. Os testes QI
2.3. K. Lorenz e a cunhagem
Crescimento Físico e Desenvolvimento
3.1 Genética do comportamento
3.2. Períodos de crescimento e problemas educacionais
Experiência Precoce
4.1 A curva de crescimento com aceleração negativa de B. Bloom
4.2. os ratos de Krech
4.3 O programa Head Start
Desenvolvimento Cognitivo
5.1 Os estádios de desenvolvimento cognitivo de Piaget
6. Desenvolvimento Pessoal
6.1 Freud e a descoberta da infância
6.2 E. Erikson e o ciclo vital
7. Desenvolvimento Moral
7.1 Os estádios de desenvolvimento moral de Kolberg
8. Teorias da Aprendizagem
8.1 Os teóricos do associacionismo
8.2. os teóricos cognitivistas
8.3 Skinner e o comportamentalismo
8.4. J. Bruner e o processo de pensamento
9. Aprendizagem na sala de aula
9.1. Transferência
9.2. Aprendizagem social e modelagem
9.3. Condicionamento operante
10. Diferenças Individuais: medidas de investigação
10.1 medida, variabilidade e correlação
11. Inteligência: conceitos e medidas
11.1 História dos testes de QI
11.2. Os testes de QI na actualidade
11.3. Os críticos dos testes QI
12. A Motivação e a Disciplina na sala de aula
12.1 Motivação e lei do efeito
12.2. Níveis de disciplina
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: