Psicologia da Educação

Objectivos

Objectivos da Disciplina: compreender e perspectivar o processo de ensino-aprendizagem a partir da Psicologia da Educação e a partir desta articular os quatro pontos da agenda do ensino: os alunos, o professor, as estratégias e o conteúdo ensinado.

 

(i) Plano das aprendizagens / aquisições de conhecimentos:

 

* compreender o modo como os alunos atravessam uma série de estádios de desenvolvimento cognitivo, pessoal e moral e como o conhecimento desses estádios é decisivo para a eficácia do ensino / aprendizagem.

 

 (ii) plano da aquisição de competências.

 

* perspectivar o processo ensino-aprendizagem a partir de um conjunto de teorias / conceitos que permitem ponderar as estratégias de ensino a adoptar pelo docente.

Caracterização geral

Código

10789

Créditos

6.0

Professor responsável

José Luís Toivola Câmara Leme

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não é necessário nenhum requisito.

Bibliografia

Bruner, J. Cultura da Educação, Edições 70, Lisboa, 2000.

 

Bruner, J. Para uma Teoria da Educação, Relógio D’Água, Lisboa, 1999.

 

Bruner, J. O Processo da Educação, Edições 70, Lisboa, 1998.

 

Flavell, J.H.A Psicologia do Desenvolvimento de J. Piaget, Pioneira, São Paulo, 1996.

 

Flavell, J.H. Miller, P.H.S. A. Miller, Desenvolvimento Cognitivo, Artemed, S. Paulo, 1999.

 

Sprinthall N. A. e Sprinthall, R. C.Psicologia Educacional, MaGraw-Hill, Lisboa, 2003.

 

Tomasello, Michael, Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano, Martins Fontes, São Paulo, 2003.

Nussbaum, Martha, Sem fins Lucrativos, Martins Fontes, São Paulo, 2015.

Método de ensino

  • Seminário 
  • Frequência 
  • Participação nas aulas
  • Mini teste
  • Trabalho final 

Método de avaliação

Um exercício escrito presencial (30%)

Dois ensaios (2 X 30%)

Assiduidade e participação (10%)

Conteúdo

1. A Psicologia e a Psicologia da Educação

1.1. A emergência de um quadro teórico

 

1.2. E.L. Thornidike e a educação experimental

 

1.3. J. Dewey e a interacção humana

 

Fundamentos de Crescimento e Desenvolvimento

2.1. A controvérsia natureza – educação: a família Kallikak e o bebé Albert.

 

2.2. Os testes QI

 

2.3. K. Lorenz e a cunhagem

 

Crescimento Físico e Desenvolvimento

3.1 Genética do comportamento

 

3.2. Períodos de crescimento e problemas educacionais

 

Experiência Precoce

4.1 A curva de crescimento com aceleração negativa de B. Bloom

 

4.2. os ratos de Krech

 

4.3 O programa Head Start

 

Desenvolvimento Cognitivo

5.1 Os estádios de desenvolvimento cognitivo de Piaget

 

6. Desenvolvimento Pessoal

 

6.1 Freud e a descoberta da infância

 

6.2 E. Erikson e o ciclo vital

 

7. Desenvolvimento Moral

 

7.1 Os estádios de desenvolvimento moral de Kolberg

 

8. Teorias da Aprendizagem

 

8.1 Os teóricos do associacionismo

 

8.2. os teóricos cognitivistas

 

8.3 Skinner e o comportamentalismo

 

8.4. J. Bruner e o processo de pensamento

 

9. Aprendizagem na sala de aula

 

9.1. Transferência

 

9.2. Aprendizagem social e modelagem

 

9.3. Condicionamento operante

 

10. Diferenças Individuais: medidas de investigação

 

10.1 medida, variabilidade e correlação

 

11. Inteligência: conceitos e medidas

 

11.1 História dos testes de QI

 

11.2. Os testes de QI na actualidade

 

11.3. Os críticos dos testes QI

 

12. A Motivação e a Disciplina na sala de aula

 

12.1 Motivação e lei do efeito

 

12.2. Níveis de disciplina

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: