Probabilidades e Estatística no Ensino da Matemática
Objectivos
Pretende-se adequar os conhecimentos prévios dos alunos às exigências didáticas da prática letiva do Ensino Secundário. As recentes reformas patentes nos documentos curriculares de referência apontam para uma prática pedagógica alicerçada num maior rigor científico. Exigem pois, dos futuros docentes, uma maior fluência matemática. Nesse sentido, no final desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos e capacidades que lhe permitam:
- lecionar com segurança os tópicos do Programa de Matemática relativos às áreas científicas de Probabilidades e de Estatística;
- ser capaz de relacionar os diferentes conteúdos;
- distinguir as abordagens didáticas válidas das que não permitem cumprir os objetivos elencados nos Programas da disciplina;
- saber utilizar a calculadora e o computador na implementação de diferentes técnicas estatísticas.
Caracterização geral
Código
11525
Créditos
6.0
Professor responsável
Inês Jorge da Silva Sequeira
Horas
Semanais - 4
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bons conhecimentos de análise matemática; dos quais se salientam os seguintes tópicos: funções de mais de uma variável, séries e o cálculo de primitivas e de integrais.
Bibliografia
- Guimarães e Cabral (1997). Estatística. McGraw-Hill.
- Montgomery e Runger (2002). Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley.
- Mood, Graybill e Boes (1974). Introduction to the Theory of Statistics. McGraw-Hill.
- Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2007). Introdução à Estatística, 2ª edição. McGraw-Hill
- Paulino e Branco (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.
- Pestana, D. e Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.
- Tiago de Oliveira (1990). Probabilidades e Estatística: Conceitos, Métodos e Aplicações, vol. I, II. McGraw-Hill.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas participadas, com exposição oral da matéria acompanhada de exemplos e resolução de problemas. Em particular será fomentada a discussão e reflexão dos diferentes conteúdos, de modo a facilitar a consolidação dos conceitos, o desenvolvimento da capacidade critica e de auto-avaliação dos alunos; características fundamentais para que os alunos consigam, no futuro, transmitir de forma rigorosa e motivadora os conteúdos presentes no Programa de Matemática para o ensino secundário. As calculadoras e os computadores serão utilizados como ferramentas de apoio à consolidação e exploração dos diferentes conceitos.
Método de avaliação
Método de Avaliação definido ao abrigo do
REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DA FCT NOVA – 31.07.2020
Frequência
Todos os alunos inscritos na UC estão admitidos a avaliação e dispensados de obter frequência.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A avaliação contínua será feita através de dois trabalhos teórico-práticos e apresentação (T1 e T2), um teste (Te) e um elemento (P) correspondente ao nível de participação e domínio obtido nas competências propostas durante o semestre.
Nota Final = 0.25 T1 + 0.25 T2 + 0.3 Te + 0.2 P, com Te >= 8 valores.
O aluno obtém aprovação à UC se Nota Final for superior ou igual a 9.5 valores.
O aluno que obtiver uma Nota Final superior ou igual a 18.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 18 valores.
AVALIAÇÃO ÉPOCA de RECURSO
A avaliação da Época de Recurso é efetuada por Exame (E), sendo válida tanto para melhoria de nota como para aprovação à UC.
Nota Recurso = 0.5 E + 0.25 (T1+T2) , com E >= 8 valores
O aluno obtém aprovação à UC se Nota Recurso for superior ou igual a 9.5 valores.
O aluno que obtiver uma Nota Recurso superior ou igual a 18.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 18 valores.
MELHORIA DE NOTA
Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.
Os trabalhos não são passíveis de ser melhorados.
De acordo com o Artigo 10.º Plágio e Fraude do referido regulamento:
Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, sem prejuízo de eventual procedimento disciplinar ou cível, devendo a ocorrência ser participada ao Diretor da FCT pelo Responsável da UC.
Conteúdo
1. Estatística descritiva no ensino secundário
2. Resolução de problemas de cálculo combinatório no ensino secundário
3. Teoria das probabilidades e distribuições de probabilidade no ensino secundário
4. Uma abordagem didática da inferência estatística
5. Regressão linear no ensino secundário
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: