Pedagogia e Didática da Matemática II
Objectivos
Esta disciplina tem como objectivo geral dotar os alunos com uma visão aprofundada dos modos de ensinar os diferentes temas que compõem os programas de Matemática do 3.º ciclo e do ensino secundário, incentivando a reflexão sobre as opções assumidas e sobre o impacto destas na aprendizagem da Matemática. Paralelamente pretende-se promover a discussão e a reflexão em torno de perspetivas de base assumidas em diferentes programas de Matemática e das conceções face à Matemática que se lhe encontram associadas.
Caracterização geral
Código
11528
Créditos
6.0
Professor responsável
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Horas
Semanais - 5
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter conhecimentos ao nível da disciplina de Pedagogia e Didáctica da Matemática I.
Bibliografia
Disponível na página do Moodle da disciplina, organizada por tema e aula.
Método de ensino
Será adoptado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:
- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão crítica sobre estas e discussão do potencial que encerram;
- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;
- Análise de tarefas e sequências de tarefas matemáticas com características distintas e discussão das suas potencialidades para o ensino da Matemática, bem como da articulação existente entre as tarefas integradas em sequências;
- Simulação de aulas pelos alunos (momentos de implementação de tarefas matemáticas previamente preparadas pelos alunos), assim como apresentação de planificações de sequências de aulas, e sua análise e discussão.
Método de avaliação
A avaliação será contínua (de tipo seminário) e terá por base:
- A participação dos alunos no trabalho da aula;
- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;
- Trabalhos escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;
- A discussão de alguns conteúdos programáticos e possíveis abordagens didácticas;
- A resolução de tarefas diversas com apresentação de possíveis abordagens didácticas;
-Trabalhos escritos sobre abordagens didáticas de conteúdos programáticos, sua apresentação oral e discussão.
- Simulação de aulas tendo por base tarefas previamente preparadas.
Mais concretamente a avaliação incluirá duas vertentes (sendo obrigatória a realização de ambas com uma classificação mínima de 10):
- Na vertente A, a avaliação terá por base a realização de um trabalho sobre tema do programa da UC indicado pela docente e a sua apresentação e discussão em aula. Incluirá ainda a participação na discussão de todos os temas do programa da UC abordados ao longo do semestre. A classificação desta vertente será global, sendo disponibilizada ao aluno no final do semestre e terá um peso de 40% na classificação da UC.
- Na vertente B, a avaliação terá por base a realização de dois trabalhos incidindo sobre a planificação de aulas com base em tarefas (que não sejam exercícios ou conjuntos de exercícios) incidindo sobre tópicos matemáticos de níveis de escolaridade do 7.º ao 12.º ano, a apresentação e discussão em aula dessa planificação e a simulação para os colegas de uma das aulas preparadas. Incluirá ainda a participação em aula no âmbito das atividades realizadas no contexto desta vertente. A classificação desta vertente será global, sendo disponibilizada ao aluno no final do semestre e terá um peso de 60% na classificação da UC.
Atendendo ao tipo de avaliação é requerida a presença efetiva nas aulas, não sendo permitidas ausências em mais de duas aulas.
Para informação mais detalhada consultar a página do moodle da unidade curricular.
Conteúdo
A. Currículo
B. Programas de Matemática em Portugal
C. Ensino da estatística
D. Ensino das probabilidades
E. Ensino dos números e da álgebra
F. Ensino de funções e cálculo
G. Ensino da geometria
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: