Introdução à Prática Profissional

Objectivos

Reconhecer e refletir sobre a realidade educativa.
Observar situações de educação e de ensino, quer no que respeita aos aspetos transversais relativos à organização da escola quer aos aspetos específicos relativos ao ensino de Matemática.

Caracterização geral

Código

11529

Créditos

3.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas

Semanais - 1

Totais - 25

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem requisitos descriminados.

Bibliografia

Programas e Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico e Secundário,

Manuais Escolares em vigor.

Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Lei de bases do sistema educativo

Legislação relativa ao regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos

Método de ensino

Os alunos deslocar-se-ão a uma ou mais escolas de 3.º ciclo e/ou de Ensino Secundário, participando nas atividades em desenvolvimento nestas, interagindo com professores e alunos, nomeadamente assistindo a aulas e lecionando. Esta atividade permitirá uma familiarização com a realidade da escola e da sala de aula e será a base para a realização de discussões e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da matemática.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base a experiência vivida, valorizando essencialmente a capacidade de identificar pontos chave da atuação do professor em sala de aula, aspetos menos e mais conseguidos numa aula, e possíveis opções alternativas. Terá por base:

- um documento reflexivo realizado pelo aluno (sendo valorizada a sua capacidade de reflexão e de fundamentar as opções assumidas)

- a apresentação e discussão oral realizada em torno desse documento

- a capacidade de discutir documentos reflexivos apresentados pelos colegas.

Conteúdo

 

As competências e as funções do professor na sociedade atual.

O ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: