Organização Escolar e Ética da Profissão Docente
Objetivos
Esta UC visa promover o conhecimento e a reflexão sobre organização escolar e profissão docente, tendo em consideração as características e os desafios que os sistemas educativos atualmente enfrentam. Pretende-se promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências que apoiem a intervenção dos professores na construção de organizações escolares inclusivas e socialmente equitativas. Mais especificamente procura-se:
. Conhecer os modelos de gestão escolar e os papéis atribuídos aos vários atores que integram as organizações escolares;
. Conhecer as entidades envolvidas nas decisões de política educativa, bem como as características do sistema educativo português no contexto internacional;
. Compreender a diversidade de lógicas e culturas das organizações escolares e dos modelos curriculares;
. Compreender as dinâmicas de funcionamento de escola e de sala de aula na sua complexidade;
. Compreender a relevância das suas vivências e experiências enquanto estudante para a construção da sua profissionalidade docente;
. Ser capaz de se posicionar relativamente a questões éticas inerentes à identidade e profissionalidade docentes;
. Ser capaz de identificar os contributos dos professores para tornarem as organizações escolares mais inclusivas e mais equitativas do ponto de vista social.
Caracterização geral
Código
11648
Créditos
3.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos
Horas
Semanais - 3
Totais - 62
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
BARROSO, J. (org.) (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.
ESTRELA, M. T. & CAETANO, A. P. (org.)(2010). Ética Profissional Docente. Lisboa: Educa.
CORTEZÃO, L. (Ed.) (2007). Na girândola de significados. Polissemia de Excelências. Porto: Legis Editora
NÓVOA, A. (Ed.). (2000). Vidas de Professores. Porto : Porto Editora.
NÓVOA, A. (Ed.) (1999). Profissão Professor. Porto: Porto Editora
BARROSO, J. (org.) (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.
FREIRE, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz.
Lima, L. (2009). A democratização do governo das escolas públicas em Portugal. Sociologia, 19, 227-253.
Método de ensino
As principais estratégias de ensino na unidade curricular incluem: exposição oral por parte da docente ou por parte de um aluno ou grupo de alunos; organização de debates em sala de aula; visionamento, debate e comentário de pequenos filmes em sala de aula ou em fóruns na plataforma moodle; pesquisa em diferentes tipos de IGNOREes e suportes de informação e respectiva organização; realização de trabalhos individuais e de grupo.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos envolve dois trabalhos: o primeiro individual e o segundo em grupo. O trabalho individual consiste num ficha de leitura de um artigo publicado numa revista científica de educação que aborde um dos temas da unidade curricular. O trabalho em grupo consiste num projeto de intervenção para uma escola, mobilizando os conteúdos trabalhados na unidade curricular. A classificação final da unidade curricular terá também em conta a participação nas sessões presenciais e nas atividades proposta na unidade curricular.
Conteúdo
1) O sistema educativo português
1.1) Abordagem sócio-histórica
1.2) Valores, princípios orientadores e finalidades
1.3) Caracterização estatística e quantitativa
1.4) Perspetiva comparativa da educação
2) A organização escolar
2.1) Evolução dos modelos de gestão escolar e tendências atuais
2.2) Lideranças escolares e culturas organizacionais
2.3) A participação e envolvimento parental
2.4) A participação e envolvimento das/dos alunos/as
2.5) Os níveis e campos de decisão curricular
3) A profissionalidade docente
3.1)Dilemas éticos: crítica, justiça e cuidar
3.2) Diferença, inclusão e equidade na escola
3.3) Identidade e desenvolvimento profissionais
3.4) O professor na escola e na sala de aula
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: