Organização Escolar e Ética da Profissão Docente

Objetivos

Esta UC visa promover o conhecimento e a reflexão sobre organização escolar e profissão docente, tendo em consideração as características e os desafios que os sistemas educativos atualmente enfrentam. Pretende-se promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências que apoiem a intervenção dos professores na construção de organizações escolares inclusivas e socialmente equitativas. Mais especificamente procura-se:

. Conhecer os modelos de gestão escolar e os papéis atribuídos aos vários atores que integram as organizações escolares;

. Conhecer as entidades envolvidas nas decisões de política educativa, bem como as características do sistema educativo português no contexto internacional;

. Compreender a diversidade de lógicas e culturas das organizações escolares e dos modelos curriculares;

. Compreender as dinâmicas de funcionamento de escola e de sala de aula na sua complexidade;

. Compreender a relevância das suas vivências e experiências enquanto estudante para a construção da sua profissionalidade docente;

. Ser capaz de se posicionar relativamente a questões éticas inerentes à identidade e profissionalidade docentes;

. Ser capaz de identificar os contributos dos professores para tornarem as organizações escolares mais inclusivas e mais equitativas do ponto de vista social.

Caracterização geral

Código

11648

Créditos

3.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 3

Totais - 62

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

BARROSO, J. (org.) (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.

ESTRELA, M. T. & CAETANO, A. P.  (org.)(2010). Ética Profissional Docente. Lisboa: Educa.

CORTEZÃO, L. (Ed.) (2007). Na girândola de significados. Polissemia de Excelências. Porto: Legis Editora

NÓVOA, A. (Ed.). (2000). Vidas de Professores. Porto : Porto Editora.

NÓVOA, A. (Ed.) (1999). Profissão Professor. Porto: Porto Editora

BARROSO, J. (org.) (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.

FREIRE, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz.

Lima, L. (2009). A democratização do governo das escolas públicas em Portugal. Sociologia, 19, 227-253.

Método de ensino

As principais estratégias de ensino na unidade curricular incluem: exposição oral por parte da docente ou por parte de um aluno ou grupo de alunos; organização de debates em sala de aula; visionamento, debate e comentário de pequenos filmes em sala de aula ou em fóruns na plataforma moodle; pesquisa em diferentes tipos de IGNOREes e suportes de informação e respectiva organização; realização de trabalhos individuais e de grupo.

Método de avaliação

A avaliação dos alunos envolve dois trabalhos: o primeiro individual e o segundo em grupo. O trabalho individual consiste num ficha de leitura de um artigo publicado numa revista científica de educação que aborde um dos temas da unidade curricular. O trabalho em grupo consiste num projeto de intervenção para uma escola, mobilizando os conteúdos trabalhados na unidade curricular. A classificação final da unidade curricular terá também em conta a participação nas sessões presenciais e nas atividades proposta na unidade curricular.

Conteúdo

1)         O sistema educativo português

1.1)      Abordagem sócio-histórica

1.2)      Valores, princípios orientadores e finalidades

1.3)      Caracterização estatística e quantitativa

1.4)      Perspetiva comparativa da educação

 

2)         A organização escolar

2.1) Evolução dos modelos de gestão escolar e tendências atuais

2.2) Lideranças escolares e culturas organizacionais

2.3) A participação e envolvimento parental

2.4) A participação e envolvimento das/dos alunos/as

2.5) Os níveis e campos de decisão curricular

 

3)         A profissionalidade docente

3.1)Dilemas éticos: crítica, justiça e cuidar

3.2) Diferença, inclusão e equidade na escola

3.3) Identidade e desenvolvimento profissionais

3.4) O professor na escola e na sala de aula

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: