Produção Agro-industrial

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

Ser capaz de perceber a dimensão integradora da cadeia de produção agro-industrial.

Compreender a importância da agro-indústria na alimentação humana.

Conhecer as principais ameaças à agro-indústria, desde as alterações climáticas até à poluição dos agro-ecosistemas.

Reconhecer que a segurança alimentar é compatível com práticas sustentáveis e amigas do ambiente

Reconhecer o potencial dos resíduos agro-industriais, como biorecursos para produtos de valor acrescentado

 

Caracterização geral

Código

11746

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernando Henrique da Silva Reboredo

Horas

Semanais - 4

Totais - 96

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos deverão possuir conhecimentos básicos sobre biologia, agronomia, química/bioquímica

Bibliografia

UNIDO. 2020. Circular Economy and Agribusiness Development, UNIDO (United Nations Industrial Development Organization), 24 pg 

Maertens, M. & Swinnen J. (2015) Agricultural trade and development. WTO Working Paper. 38 pg

Polozhentsevaa, Y.  & Klevtsovaa, M. 2015. Instruments of Development of Cluster Policy: Stages, Models, International Practice. Procedia Economics and Finance 27, 529–537

Basch, G., Kassam, A., González-Sánchez, E. J. & Streit, B. 2012. Making sustainable agriculture real in CAP 2020. The European Conservation Agriculture Federation, Brussels, 48 pg

Da Silva, C. A., Baker, D., Shepherd, A. W., Jenane, C. & Miranda-da-Cruz, S. (Ed). 2009. Agro-industries for Development, CABI Publishers, 278 pg

Nigam, P.S. & Pandey, A. (Ed). 2009. Biotechnology for agro-industrial residues utilisation: Utilisation of agro-residues, Springer-Verlag, 466 pg.


 


Método de ensino

As sessões teóricas realizam-se com recurso a data-show e métodos de e-learning (uso da plataforma Moodle). As aulas teórico-práticas constam de análise e interpretação de casos de estudo. Os projectos e/ou trabalhos são iniciados nas aulas teórico-práticas, através de pesquisa on-line sobre os assuntos a abordar, existindo uma orientação contínua por parte do Responsável da Unidade Curricular. Os estudantes terão acesso a toda a bibliografia sobre a UC assim como a todos os materiais disponibilizados (power-points, PDFs). A formação teórica e teórico-prática complementa-se com a atenção personalizada em aulas tutoriais, embora o Responsável esteja sempre disponível para eventuais dúvidas e orientação.

A avaliação será contínua, composta por 3 elementos, havendo classificação mínima de aprovação (9,5 escala de 20 valores) a cada componente – o peso da componente teórica é de 50% e a teórico-prática:50%.

Método de avaliação

Avaliação contínua nas 2 componentes: teórica (1 Teste individual -  50% na classificação final) e teórica-prática: (realização de um trabalho e apresentação/discussão pública - 40+10% classificação final).

Classificação final: (0.50*Teste) + (0.40*Trabalho) + (0.10* Apresentação/discussão pública Trabalho). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)

Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0.5*classificação do exame+0.5*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com classificação mínima de 9.5 valores.

Teste – 4 Dezembro de 2019

Entrega do Resumo do Trabalho – 11 Dezembro de 2019

Entrega do trabalho em power-point - 17 Dezembro

Apresentação/Discussão do Trabalho em power point (20 min) – 18 Dezembro de 2019

Os alunos que não cumpram os prazos estabelecidos serão penalizados na avaliação, sendo que não serão aceites trabalhos com mais de uma semana de atraso.

Conteúdo

A agro-indústria e a globalização da economia

A importância económica da produção vegetal e animal. Da produção à comercialização.

A importância da qualidade e segurança alimentar

Aproveitamento e utilização de resíduos agro-industriais.

As principais ameaças à sustentabilidade agro-industrial – alterações climáticas, a disponibilidade dos solos, perda da fertilidade do solo e erosão, a poluição dos agro-ecosistemas, entre outras.

Programas Europeus de desenvolvimento agro-industrial e medidas amigas do ambiente

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: