Processos Ambientais
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conteúdos teóricos e práticos sobre ambiente e sustentabilidade, e respetivos sistemas, fluxos e suas inter-relações, sendo dado especial enfase à avaliação do estado do ambiente e às alterações climáticas e energia.
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender e conhecer os principais conceitos e indicadores de avaliação do estado do ambiente e do ordenamento território em Portugal, os processos de avaliação de desempenho ambiental, bem como as interações entre energias renováveis e o ambiente, energia e alterações climáticas
- Ser capaz de contribuir para avaliações do estado do ambiente em diferentes setores de atividade económica, incluindo o setor energético e para analisar as interações entre energia, ambiente e alterações climáticas em situações de projetos reais.
Caracterização geral
Código
11485
Créditos
3.0
Professor responsável
João Miguel Dias Joanaz de Melo, Tomás Augusto Barros Ramos
Horas
Semanais - 4
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Agência Portuguesa do Ambiente (Ramos, T.B., Coordenação Científica) (2007). Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – SIDS Portugal. Lisboa.
- European Environment Agency (2010) European Environment- State and Outlook. Copenhagen.
- Everett, B., Boyle, G., Peake, S. and Ramage, J., 2012. Energy Systems and Sustainability: Power for a Sustainable Future, 2nd edition, Oxford University Press, 640 pp.
- Mulder, K. (2006) Sustainable Development for Engineers: A Handbook and Resource Guide. Greenleaf Publishing.
- Rotmans, J., Vries, B. (eds.) (1997). Perspectives on Global Change. The Targets Approach. National Institute of Public Health and the Environment. Cambridge, University Press.
- United Nations Environment Programme (2002) Global Environment Outlook. London: Earthscan, UNEP.
Método de ensino
O método de ensino é suportado em aulas teóricas e práticas. As aulas práticas incidem na análise e discussão de instrumentos de avaliação e gestão. O método de ensino é orientado para: a) capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina é feita mediante dois testes e um trabalho individual (1/3 de ponderação de cada um na nota final). É necessário que a média ponderada final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Conteúdo
1. Desenvolvimento dos principais conceitos e fundamentos sobre ambiente e sustentabilidade
2. Indicadores de avaliação do estado do ambiente e do ordenamento território em Portugal
3. Processos e métodos de avaliação do desempenho ambiental de atividades económicas
4. Análise da dinâmica das energias renováveis no funcionamento do sistema elétrico – relações entre produção de diferentes IGNOREes, objetivos de redução do consumo, eficiência energética e comportamentos dos consumidores
5. As energias renováveis e a sua interação com o ambiente (vantagens/desvantagens nos domínios ar, água, ruído, conservação da natureza e ordenamento)
6. Energia e alterações climáticas
7. Compreensão dos modelos de desenvolvimento para 2050