Abastecimento e Tratamento de Águas

Objectivos

Tendo com ponto de partida os conhecimentos básicos adquiridos em hidráulica, reactores químicos e transferência de massa, o objectivo da disciplina é a aquisição dos fundamentos e das metodologias de concepção dos sistemas de distribuição e dos fundamentos, princípios de dimensionamento e aplicações de operações e processos unitários físico-químicos essenciais ao tratamento de água para abastecimento.

Caracterização geral

Código

10376

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Gabriela Lourenço da Silva Féria de Almeida, Rita Maurício Rodrigues Rosa

Horas

Semanais - 5

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

- AWWA- Water Quality and Treatment. A Handbook of Community Water Supplies, Fifth Edition, 1999, McGraw-HillMWH

- Water Treatment. Principles and Design, Second Edition, 2005. HDR Engineering Inc.,

-Handbook of Public Water Systems, Second Edition.Droste,R.

- Theory and Practice of Water and Wastewater Treatment, 1997, John Wiley & Sons, Inc.

Método de ensino

A unidade curricular desenvolver-se-á em duas vertentes: - uma teórica de duas horas semanais onde se abordam, se fundamentam e se discutem os diferentes temas propostos no programa; - uma vertente prática onde se aprende a identificar , resolver problemas reais no âmbito dos objectivos da UC e também a dimensionar os processos e operações unitárias que estão na base de um sistema de tratamento convencional.

Método de avaliação

A avaliaçao é realizada  através de  2 Mini-testes. Os testes, terão uma duração de 60 min. Cada teste tem uma contribuição para a nota final de 45%. 

A unidade curricular para ser concluída prevê a necessidade do aluno estar presente em pelo menos dois terços das aulas práticas e realização de dois terços dos TPC,  condição exigida para obter frequência. Os TPC contribuem 10% para a nota da avaliação contínua.

A nota da avaliação contínua resulta da média ponderada dos testes e TPC.

Se o aluno for a exame de recurso, a nota final é a nota obtida no exame. 

Conteúdo

Noções gerais sobre sistemas de abastecimento de água: captação, adução, armazenagem e distribuição. Objectivos de qualidade para água de abastecimento e concepção dos sistemas de tratamento e esquemas processuais convencionais e alternativos. Fundamentos e pré-dimensionamento das operações unitárias de oxidação química, coagulação-floculação, sedimentação, filtração granular, separação com membranas e desinfecção. Exemplos de sistemas de tratamento. Estudo de casos e visita de estudo a uma ETA.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: