Gestão da Qualidade
Objetivos
Pretende-se que, no final da leccionação da disciplina de Gestão da Qualidade, os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:
· Integrar-se com facilidade em organizações que adoptaram a Gestão pela Qualidade Total
· Desenvolver, implementar, analisar e melhorar continuamente Sistemas de Gestão da Qualidade
· Resolver problemas de uma forma estruturada com a ajuda das Ferramentas Básicas e de Gestão da Qualidade
· Implementar algumas das técnicas que se têm revelado extremamente úteis no desenvolvimento de novos produtos/serviços e na melhoria contínua da produtos/serviços existentes
· Lidar com outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social das Organizações), relacionando-os, numa perspectiva integradora, com os Sistemas de Gestão da Qualidade
Paralelamente, com os métodos de ensino e aprendizagem adoptados, procura-se também nesta disciplina fomentar no aluno algumas das "soft skills" que são altamente desejáveis em contextos empresariais:
. Capacidade de participar criativamente em equipas de trabalho pluridisciplinares;
. Desenvolvimento de um espírito reflexivo e criativo;
. Facilidade de diálogo e de comunicação;
. Capacidade de relacionar e integrar conhecimentos de forma inovadora.
Caracterização geral
Código
10420
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal
Horas
Semanais - 4
Totais - 110
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Apontamentos e slides
Pereira, Z.L. e Requeijo, J.G. (2012), Planeamento e Controlo Estatístico de Processos, 2ª ed., FCT-UNL e Prefácio, Lisboa
Ficalora, Joseph P. e Cohen, Louis (2009), Quality Function Deployment and Six Sigma, 2ª ed., Prentice Hall.
Stamatis, D. (2003). Failure Mode and Effect Analysis: FMEA from Theory to Execution. 2ª ed., American Society for Quality
Miles, Lawrence D. (2015), Techniques of Value Analysis and Engineering, 3ª ed., Lawrence D. Miles Value Foundation.
Pires, A. Ramos (2016), Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços, Edições Sílabo, Lisboa
Método de ensino
O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas na aplicação prática dos conceitos. Uma vez que muitas das abordagens são baseadas em trabalhos de equipa, esta metodologia de trabalho é largamente aplicada nas aulas práticas. O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e competências de comunicação, assim como a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientadas para o trabalho em equipa.
Método de avaliação
A unidade curricular comporta dois elementos de avaliação: um teste individual, com uma ponderação de 65% na classificação final, e um trabalho de grupo, com uma ponderação de 35%.
Para aprovação na disciplina, o estudante deverá ter classificação igual ou superior a 9,5 no teste individual.
A obtenção de frequência depende de aprovação no trabalho prático.
Conteúdo
- Evolução Histórica da Qualidade
- A Qualidade na perspectiva dos principais gurus
- Custos da Qualidade
- Gestão pela Qualidade Total (TQM)
- Qualidade em serviços versus qualidade em ambiente industrial
- Modelos de Auto-avaliação
- Introdução ao Controlo Estatístico do Processo
- Ferramentas básicas da Qualidade
- Novas ferramentas da Qualidade
- Análise do Valor
- Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (AMFE)
- Desdobramento da Função Qualidade (QFD)
- Sistema Português da Qualidade
- Acreditação e certificação
- Normas associadas aos Sistemas de Gestão da Qualidade
- Outros referenciais de certificação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: