Mecânica Quântica
Objetivos
A Mecânica Quântica é, sem dúvida, uma das mais belas criações da mente humana no século XX. Inserindo-se na incessante busca da verdade e da compreensão da realidade, este edifício, laboriosamente construído ao longo de algumas décadas por alguns dos maiores físicos da época, impôs-se como uma teoria consistente que permitiu interpretar resultados experimentais existentes e prever outros. O conhecimento da Física actual, ainda que a nível não muito elevado, exige uma preparação básica em mecânica quântica.
Nesta disciplina pretende-se que o aluno adquira os conceitos fundamentais que estão na base do tratamento quântico de um grande número de problemas da física moderna.
Após a frequência com aproveitamento desta diciplina, o aluno deverá estar em condições de lidar com problemas teóricos e aplicados que exijam uma base em teoria quântica.
Os métodos matemáticos utilizados, nomeadamente no domínio da álgebra, deverão ter já sido adquiridos anteriormente, mas serão revistos durante o curso.
Caracterização geral
Código
10525
Créditos
6.0
Professor responsável
José Paulo Moreira dos Santos
Horas
Semanais - 5
Totais - 65
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Aprovação em Análise Matemática I, II e III, Física I, II, III e IV, A.L.G.A. e Vibrações e Ondas.
Bibliografia
- Apontamentos da unidade curricular fornecidos pelo docente.
- F. Duarte Santos, A. Amorim, J. Batista, Mecânica Quântica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008.
- W. Greiner, Quantum mechanics: an introduction, Springer-Verlag, Berlin, 1994.
- S. Gasiorowicz, Quantum Physics, 2nd Ed., John Wiley and Sons, New York, 1996.
- C. Cohen Tannoudji, B. Diu et F. Laloë, Quantum mechanics, John Wiley & Sons, 1991.
- J. P. Santos e M. F. Laranjeira, Métodos Matemáticos para Físicos e Engenheiros, Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 2004.
Método de ensino
A disciplina está organizada em aulas teóricas, em que será apresentada a matéria do Curso, incluindo exemplos de aplicação, e aulas práticas, em que são discutidos problemas concretos com os alunos.
Método de avaliação
Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos
- De acordo com as Regulamento de Avaliação da FCT (Aprovado pelo Conselho Executivo em 11 de Novembro de 2020) a avaliação em “Mecânica Quântica” enquadra-se no tipo Avaliação contínua.
- A avaliação consiste num método único para todos os alunos.
- As classificações mencionadas nos Artigos seguintes é expressa na escala de 0 a 20 valores.
Artigo 2º – Aulas Téoricas
- As aulas teóricas serão à distância, através da plataforma Zoom, e terão início na 1ª semana de aulas (semana de 27 de Setembro).
Artigo 3º – Aulas Téorico-Práticas
- As aulas teórico-práticas (problemas) serão presenciais, e terão início na 2ª semana de aulas (semana de 4 de Outubro).
- Na primeira aula teórico-prática de cada turno serão confirmadas as inscrições nos turnos.
- Os alunos que não satisfaçam o nº 2 terão a sua inscrição no turno teórico-prático cancelada no CLIP.
- No limite das vagas disponíveis, poderão ser aceites mudanças de turno durante a primeira semana de aulas teórico-práticas. Para tal, os alunos deverão contactar o docente das aulas teórico-práticas por email.
- A participação ativa em, pelo menos, 2/3 das aulas teórico-práticas a partir da 3ª aula (semana de 11 de Outubro) é obrigatória.
- Não serão aceites justificações para eventuais ausências às aulas teórico-práticas. Os alunos devem gerir a possibilidade de poderem não comparecer a 1/3 das aulas de forma a poderem utilizar essas faltas para eventuais compromissos ou situações imponderáveis, incluindo situações pontuais de doença.
Artigo 4º – Frequência
- Os alunos que satisfaçam o nº 5 do Art. 3º obtêm frequência à disciplina.
- A frequência obtida nos anos lectivos 2018/19, 2019/20 e 2010/21 é válida no corrente ano lectivo. Consequentemente, não se devem inscrever nos turnos teórico-práticos, e são admitidos a todos os testes e a exame. A frequência obtida em anos lectivos anteriores ao ano lectivo 2018/19 não é válida no presente ano lectivo.
- A lista dos alunos que obtiveram frequência nos anos lectivos referidos no ponto 2. do presente Artigo está no CLIP em "Documentação de Apoio > Outros > MQ_2122_Frequencia_Anos_Anteriores.pdf".
- Na eventualidade de não constar o nome de um aluno que tenha obtido frequência em anos lectivos anteriores, esse aluno deverá enviar um email ao responsável da disciplina, até até às 17h do dia 1 de Outubro (6ª feira), com o Assunto “MQ – Frequência obtida anteriormente”, o nome completo, o número actual (e o número anterior se for esse o caso), o ano em que obteve a frequência e uma cópia da pauta (que está no CLIP) onde conste a informação que obteve frequência.
- A partir da data referida no nº 4, todos os alunos que não constem na lista referida no nº 3 serão considerados como não tendo frequência.
Artigo 5º – Avaliação
- A classificação da componente teórica (NT) é a média aritmética das classificações obtidas nos 2 testes (a classificação de cada teste é arredondada às unidades), ou a classificação do exame final, arredondada às unidades.
- Os alunos que obtenham uma classificação NT igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na componente teórica.
- Os estudantes que obtenham, na média dos testes, uma NT de 7, 8 ou 9 valores estão admitidos a uma prova extra, no final do semestre, que poderá permitir a obtenção de 10 valores (no máximo) na NT.
- A classificação da componente teórico-prática (NTP) é a média aritmética das classificações obtidas nas participações durante as aulas.
Artigo 6º – Testes e Exame
- A inscrição nos testes no CLIP é obrigatória.
- Só são admitidos ao 2º Teste os alunos que obtiveram frequência, ou que já tinham frequência.
- Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até à aula teórica anterior ao teste.
- Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
- Os testes realizam-se, se possível, presencialmente no horário das aulas do turno teórico.
- Os alunos só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
- Caneta/esferográfica;
- Documento de identificação com fotografia.
- Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como máquinas de calcular e telemóveis (os quais devem estar desligados).
- Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos alunos na prova.
- A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 6, 7 ou 8.
- Os alunos que cometam fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada, estão automaticamente reprovados na disciplina no presente ano lectivo, e perdem a frequência caso já a tenham obtido em anos lectivo anteriores, o que implica que terão que obter frequência no ano lectivo seguinte.
Artigo 7º – Classificação Final
- A classificação final dos alunos que não tenham obtido frequência num ano lectivo anterior é o resultado das seguintes ponderações aproximado às unidades:
- NT vale 85%;
- NTP vale 15%.
- A classificação final dos alunos que tenham obtido frequência num ano lectivo anterior é igual à classificação NT arredondada às unidades.
- Os alunos que satisfaçam, simultaneamente, o nº 1 do Art. 4º, o nº 2 do Art. 5º e obtenham uma classificação final igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na Unidade Curricular.
- Os alunos que satisfaçam o nº 3 e que obtenham classificação igual ou superior a 17 valores são admitidos a uma prova oral.
- Na prova oral mencionada no número anterior, os alunos podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 17 valores.
- A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do aluno da nota final de 17 valores.
- Nos restantes casos, não previstos nos números e Artigos anteriores, o aluno reprova à disciplina.
Artigo 8º – Melhoria de Classificação
- Os alunos que pretendam efectuar melhoria de classificação devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
- Os alunos que tenham obtido aprovação na Unidade Curricular no corrente ano lectivo de 2021/2022, ou no ano lectivo 2020/21, podem melhorar a classificação final.
- Se a classificação do exame for superior à classificação que pretendem melhorar, a classificação final é a do exame de melhoria arredondada às unidades.
- Os alunos que obtenham classificação final descrita no nº 3 igual ou superior a 17 valores são admitidos a uma prova oral.
- Na prova oral mencionada no número anterior, os alunos podem subir ou descer a classificação final com a garantia de classificação mínima de 17 valores.
- A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do aluno da classificação final de 17 valores.
- Nos restantes casos, não previstos nos números anteriores, o aluno não melhora a classificação.
Artigo 9º – Trabalhadores Estudantes
- Os alunos são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante (TE) se constarem como tal nas pautas no CLIP.
- Os alunos devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da disciplina.
- Os alunos que satisfaçam o nº 2 do Art. 4º obtêm aprovação na disciplina.
- Os alunos detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes alunos, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.
Artigo 10º – Conduta na Sala de Aula
- Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos alunos que respeitem as seguintes regras de conduta durante a aula:
- Pontualidade: Os alunos deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes impedirão a entrada dos alunos que cheguem mais de 5 minutos atrasados;
- Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação activa exige que os alunos preparem a matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões.
Artigo 11º – Outros
- Os alunos quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “MQ - Turno – Nome – Nº de aluno – Assunto”.
- Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da disciplina no CLIP.
Conteúdo
- Introdução Histórica
- Do clássico ao quântico
- A matemática da Mecânica Quântica
- Os postulados da Mecânica Quântica
- Estudo de sistemas simples unidimensionais
- Dispersão de partículas e penetração de barreiras
- Sistemas de partículas
- A equação de Schrödinger para sistemas tridimensionais
- O momento angular
- Estados quânticos de sistemas tridimensionais
- Métodos de aproximação – teoria das perturbações
- Computação quântica
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: