Segurança e Higiene Ocupacionais
Objetivos
As matérias ensinadas devem proporcionar aos estudantes da FCT NOVA conhecimentos básicos e fundamentais no domínio da segurança e saúde ocupacionais, integrando-os com conhecimentos adquiridos em outras disciplinas dos respetivos cursos.
No final do semestre os estudantes deverão estar aptos a:
- Intervir ativamente na gestão da segurança e saúde ocupacionais
- Identificar os perigos laborais
- Fazer avaliações preliminares e saber prevenir os riscos mais comuns dos locais de trabalho, especialmente em ambientes industriais
- Saber comunicar e articular estratégias com os técnicos de segurança acreditados, responsáveis por esta vertente em cada empresa.
Caracterização geral
Código
10610
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes, Maria Celeste Rodrigues Jacinto
Horas
Semanais - 2
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhum em particular
Bibliografia
- ISO 45001. 2018. Occupational health and safety management systems.
- ISO 31000. 2018. Risk Management.
- BS 8800. 2004. Guide to occupational health and safety management systems. British Standard Institution.
- Miguel, Alberto S. 2014. Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13ª Edição, Porto Editora (MAIN BOOK – main Library)
- Harms-Ringdahl, L. 2013. Guide to safety analysis for accident prevention. IRS Riskhantering AB, Stockholm, Sweden (available online)
- Jacinto, Celeste; não pub, 2022. Métodos Práticos para Análise e Avaliação de Riscos. Apoio às aulas, FCT/UNL
- Kjellén, Urban. 2000. Prevention of accidents through experience feedback. Taylor & Francis, Lon.
- Legislation / EU Directives: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Método de ensino
1 Componentes teóricas
As aulas são teórico-práticas. Na introdução a cada tema é feita uma exposição da matéria, com projeção de slides (data show). Os estudantes são motivados a intervir, de forma disciplinada, através de perguntas colocadas pela(s) docente(s).
Estas questões servem também para avaliar o grau de conhecimento dos estudantes relativamente a alguns conceitos básicos que vão ser utilizados. Desta forma, a docente tem a possibilidade de fazer uma breve revisão de outras matérias, sempre que considere oportuno e no sentido de facilitar a aprendizagem.
No início de cada aula é feita uma breve síntese (por tópicos) da matéria abordada na aula anterior. No final da mesma, ou quando se dá a transição para um novo assunto, é feita uma recapitulação sobre as questões mais relevantes da matéria exposta.
2 Componentes práticas e recursos laboratoriais
Sempre que possível, dado o carácter muito prático da disciplina, apresentam-se exemplos de casos reais (bons e maus exemplos). Para o efeito são também utilizadas fotografias e vídeos.
- Resolução de exercícios. Em algumas aulas, e em função da matéria, são resolvidos exercícios teórico-práticos, para que os alunos possam acompanhar o raciocínio envolvido em cada passo, sendo discutidos e comentados os resultados.
- Trabalho prático de grupo (dentro e fora das aulas): Legislação em vigor (SHST): pesquisa, análise e preparação de sínteses (um tema por grupo). Apresentação oral na 4ª semana (discussão pode ser em grupo ou individual). Objetivo: pretende-se que os alunos adquiram treino em pesquisa de Legislação e respetiva interpretação. O treino inclui comunicação oral, através da apresentação de uma síntese a toda a turma (em powerpoint). Desta forma é possível fazer com que os alunos complementem, por outra via, os conhecimentos transmitidos nas aulas.
- Equipamento de Proteção Individual (EPI). É uma aula de cariz teórico-prático, em que os alunos têm contacto direto com diversos equipamentos. Para apoio a esta aula foram adquiridos exemplares de diversos EPI. A aula é realizada no Laboratório de Ergonomia.
- Medição e avaliação de ruído ocupacional (uso de sonómetros). Medição da exposição ao ruído, utilizando gravações feitas em diversas unidades industriais, ou equipamento que emite ruído. Cálculo dos parâmetros de avaliação e análise dos resultados. Medidas de proteção a recomendar. Nesta aula os alunos são incentivados a usar protetores auriculares, para percecionarem o nível de atenuação obtido. No final da aula entregam folha de resultados e conclusões.
(se o calendário escolar permitir) - Iluminação (uso de luxímetros). Cálculo da iluminação em ambientes de trabalho interiores. Comparação do valor teórico calculado com o valor efetivo da iluminância da sala em questão.
Método de avaliação
A Avaliação tem 3 componentes com nota (0-20) da seguinte forma:
> 1 TRAB. GRUPO (TG) (20% na classificação final), com entrega de um PowerPoint (apresentação oral) - um tópico específico por grupo.
Este primeiro trabalho é o que confere frequência (nota mínima de 10 valores).
> 2 TESTES INDIVIDUAIS (T) (40% cada teste - média com nota mínima de 9.5 valores).
Quem reprovar nos testes, pode usar o exame de Recurso para tentar de novo (80%).
Quem desejar melhoria de nota vai à época de recurso.
NOTA FINAL (média)= [20%TG + 40%T1 + 40%T2]
Conteúdo
1. Introdução à Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho. Legislação. Custos da Segurança: Acidentes e Prevenção. Conceito de Perigo, Risco e Risco aceitável. Hierarquia da Prevenção e Proteção. Princípio ALARP. ISO 45001:2018.
2. Acidentes de Trabalho: Causalidade dos acidentes. Índices de sinistralidade e outros indicadores de monitorização.
3. Ruído ocupacional. Física do som. Avaliação do ruído e Limites legais de exposição. Medidas de controlo.
4. Contaminação Química no local de trabalho. Substâncias perigosas. Limites de exposição (VLE). Controlo do risco químico. Equipamento de Proteção Individual (EPI) e precauções de utilização.
5. Incêndio e Explosão: Riscos de explosão e inflamação. Misturas explosivas. Limites de explosividade e inflamabilidade. Medidas de Prevenção e Proteção contra incêndios. Classes de fogos. Processos de extinção e agentes extintores. Avaliação do risco.
6 (?). Iluminação dos locais de trabalho. Depende do calendário escolar e dos feriados.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: