Nutrição
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante deverá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
1. Compreender a importância e significado da nutrição.
2. Reconhecer o papel biológico dos constituintes nutricionais dos alimentos.
3. Reconhecer o papel biológico dos constituintes bioactivos presentes nos alimentos.
4. Perceber a importância da nutrição no desenvolvimento de novos produtos.
Caracterização geral
Código
10752
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Paula Amaro de Castilho Duarte
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de bioquímica.
Bibliografia
KRAUSE''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''S FOOD & NUTRITION THERAPY (2008), 12ªEdição. Saunders , Filadélfia, EUA.
Método de ensino
Sessões teóricas com datashow. Sessões práticas de laboratório.
Método de avaliação
Componente teórica: 2 Testes individuais (cada um 30% na classificação final). A média ponderada dos 2 elementos tem que ser igual ou maior do que 9,5 valores (escala de 20 valores)
Componente prática: 1) Assiduidade nas sessões práticas de laboratório; (2) Elaboração e discussão de relatórios (cada um 20% classificação final).
Frequência é obtida com a presença em 2/3 das aulas de laboratório.
Classificação final: (0,60*Componente teórica) + (0,40*Componente prática). Aprovação com nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).
- Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. A classificação será igual a: 0,60*classificação do exame+0,40*classificação da componente prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).
- Caso os alunos pretendam fazer a melhoria deverão inscrever-se para melhoria na época de exames. A classificação na componente prática não é passível de melhoria e transita para o ano lectivo seguinte.
Conteúdo
1. Papel biológico dos nutrimentos
1.1 Proteínas
1.2 Lípidos
1.3 Glúcidos
1.4 Fibras
1.5 Vitaminas
1.6 Minerais
2. Valor nutricional dos alimentos. Tabelas de Composição de Alimentos. Bases de dados nutricionais.
3. O processo digestivo. Digestão e absorção de nutrimentos. Noções de bioacessibilidade e biodisponibilidade.
4. Alimentos funcionais.
5. Alergias e intolerâncias alimentares.
6. Desenvolvimento de novos produtos com base em recomendações nutricionais.