Microeconomia

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas estudados pela Microeconomia. Pretende-se que os alunos tenham uma compreensão básica do comportamento individual dos consumidores e das empresas, bem como do funcionamento de vários tipos de mercados e dos efeitos e motivos para a intervenção do estado nos mesmos.

Caracterização geral

Código

10862

Créditos

3.0

Professor responsável

Duarte Miguel Machado Carneiro de Brito

Horas

Semanais - 2

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há precedências aconselhadas para este curso.

Bibliografia

Mata, José, 2000, Economia da Empresa, F. Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Samuelson, Paul e W. Nordhaus, 2005, Microeconomia, 18ª Edição, McGraw-Hill.

Frank, Robert, 2003, Microeconomics and Behavior, 5ª Edição, McGraw-Hill.

Varian, H., 2009, Intermediate Microeconomics, W. W. Norton & Company

Henriques, D. e Teresa Vasconcelos e Sousa, 2011, Introdução à Microeconomia - Livro de Exercícios, Escolar Editora.

Método de ensino

Aulas com componente teórica apresentada pelo docente, seguida da resolução de exercícios práticos.

Método de avaliação

Avaliação constituída exclusivamente pela componente teórico-prática, dividida em três elementos de avaliação (testes, possivelmente online) com igual duração (1h00) e igual peso na nota final

Conteúdo

1.Apresentação e motivação.

2.Modelização do funcionamento de mercados: Determinantes da procura e da oferta de um bem. Elasticidades. Excedentes. Equilíbrio de Mercado. A intervenção do Estado nos mercados: Impostos, subsídios, controlo de preços.

3.Da teoria do consumidor à função procura: restrição orçamental, preferências, utilidade e a escolha óptima.

4.Da teoria do produtor à função oferta: função produção e curvas de custos de curto e longo prazo.

5.O modelo de Concorrência Perfeita. Equilíbrio de curto e longo prazo. Equilíbrio de mercado e eficiência.

6.Teoria do Monopólio. Efeitos sobre o bem-estar. Monopólio e discriminação de preços.

7.As principais falhas de mercado. Bens públicos. Externalidades.

8.Teoria dos jogos e oligopólio: jogos simultâneos e sequenciais. Modelos de concorrência em quantidades.