História das Ciências

Objetivos

No final desta unidade curricular, o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem ter uma visão geral de aspectos da história e das ciências do século XX, de modo a que saiba perspectivar a evolução da ciência numa dimensão histórica, tenha uma visão dinâmica do conhecimento científico, compreenda a estrutura interna da abordagem científica, bem como a sua relação com os contextos social e cultural.

Caracterização geral

Código

10995

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Maria Oliveira Carneiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

P. J. Bowler and John V. Pickstone, eds., The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)

 P. J.  Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)

 R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science (London/Nova Iorque, 1990)

R. Bud, The Uses of Life. A History of Biotechnology (Cambridge, 1994)

Método de ensino

Apresentação dos temas pela docente, discussão pelos alunos de textos previamente lidos em casa ou  de excertos de filmes vistos, na aula ou em casa, relativos aos temas em estudo. 

Método de avaliação

A avaliação dos estudantes será baseada em:

- assiduidade e participação

- um pequeno ensaio sobre um filme a projectar

- dois testes  

Conteúdo

  1. Noções de historiografia. A organização da ciência
  2. Modos de construir o conhecimento científico no século XIX: Darwin e a teoria da evolução; sistemas tecnológicos e a física; os micróbios.
  3. O início do século XX: uma nova física - Raios X, radioactividade e novas indústrias
  4. Novas ciências da vida - genética, melhoramento animal e vegetal, e a eugenia.
  5. Psicanálise e Psicologia.
  6.  As ciências e a I Guerra Mundial: a ‘guerra dos químicos’; a intervenção dos químicos, físicos e psicólogos.
  7. Problemas de escala: física e instrumentação, macromoléculas, polímeros e origens da biologia molecular.
  8. As ciências e a II Guerra Mundial: o Projecto Manhattan; o radar; a penicilina.
  9. Os projectos da Guerra Fria: os cientistas e o controlo das armas nucleares; átomos pela paz; ‘big science’; transístores; a corrida espacial; a ‘revolução verde’.
  10. As ciências da Guerra Fria: marcadores e datação pelo radiocarbono; quarks; computadores e cibernética; DNA; radioastronomia; tectónica de placas.
  11.  Os anos 60: movimentos sociais e as ciências; a pílula; a biomedicalização da vida quotidiana.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: