Pensamento Contemporâneo
Objetivos
Conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução actual
Discernir o papel da racionalidade técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
Compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana
Efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação conceptual e axiológica
Contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
Caracterização geral
Código
10996
Créditos
3.0
Professor responsável
Davide Scarso
Horas
Semanais - 2
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Para alunos do segundo ao quinto ano curricular.
Somente para alunos a partir do segundo ano até ao quinto ano curricular.
Bibliografia
Gedeão, António. RTX-78/24
Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização
Kant, Immanuel, "Que é o Iluminismo?"
Kafka, Franz. A Metamorfose
Fontes multi-média: podcasts, documentários, filmes, etc..
Método de ensino
Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração de breves reflexões, bem como de uma apresentação oral. Especificamente:
1. Debates semanais: análise de sites e/ou de excertos de ensaios e/ou de obras literárias e/ou de vídeos (You Tubes) durante a aula, visionamento e análise de excertos de filmes, debates sobre temas da contemporaneidade de acordo com os núcleos temáticos do Programa ao longo do semestre; a elaboração de breves comentários (um parágrafo) em determinadas aulas na sequência dos temas abordados e discutidos na aula; estes escritos fazem parte do Diário de Bordo do/a aluno/a a entregar no final do semestre;
2. A elaboração deste Diário de Bordo, com base nalguns dos temas abordados nas aulas ao longo do semestre (à escolha do/a aluno/a), permite aos alunos partilharem as suas reflexões com o Docente em torno dos temas abordados. Estas reflexões não têm nem limite mínimo nem máximo. Uma vez passado a limpo no computador, num documento WORD ou pdf, entrega-se o Diário de Bordo ao docente no final do semestre.
3. A elaboração de uma apresentação oral, em power point ou em forma de ensaio, a realizar-se, ou individualmente, ou em grupo, no final do semestre.
Método de avaliação
PC AVALIAÇÃO 2019-2020
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Conteúdo
A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental.
O progresso técnico-científico e os desafios éticos e filosóficos que acarreta.
O avançar dos saberes e a persistência do mal
A dissolução digital das fronteiras e a globalização política, económica e cultural e o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.
A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço e a erosão de uma memória cultural milenar.
A luta pelo reconhecimento dos direitos e a modernidade ocidental como processo emancipatório do Sujeito.
O corpo natural e a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: