Hidrogeologia
Objetivos
A disciplina providencia um programa equilibrado entre teoria e a aplicação prática de princípios de hidrologia subterrânea e hidráulica aplicáveis na resolução de problemas complexos relacionados com os recursos hídricos e o ambiente.
O programa de Hidrogeologia está concebido para preparar os estudantes para o mercado de trabalho no domínio dos recursos hídricos e protecção ambiental.
Caracterização geral
Código
2761
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 122
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Formação básica em ciências da terra, economia, química, física e ciências de engenharia.
Bibliografia
Hiscock, K. Hydrogeology: Principles and practice. Blackwell Publishing, United Kingdom; 2007. ISBN: 978-0-632-05763-4
Fitts, C. R. Groundwater Science. Academic Press, London, 2002, ISBN: 0-12-257855-4
Weight, W. D. & Sonderegger, J. L. Manual of Applied Field Hydrogeology. McGraw – Hill; New York, 2000. ISBN: 13:978-0-07-069639-6
Feitosa F. A. C. & Filho J. M. Hidrogeologia, conceitos e aplicações. CPRM-Serviço Geológico do Brasil – Lab. de Hidrogeologia da UFPE. Fortaleza, 2008, 3ª ed., 391 p. ISBN 2-04-011221-9
Robert A. Bisson & Jay H. Leher Modern groundwater exploration. Wiley - Interscience, A John Wiley & Sons, Inc., Publication, 2004. 309 p.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e experimentais. Nas sessões experimentais, os alunos são motivados para o uso de metodologias avançadas para estudo das águas subterrâneas.
Método de avaliação
Avaliação
Avaliação contínua com 3 elementos de avaliação, consistindo em 3 testes.
Aprovação
1. Nota final igual ou superior a 10 valores obtida pela média ponderada dos resultados obtidos no conjunto dos 3 elementos de avaliação contínua com a seguinte ponderação: 1º teste - 25%, 2º teste - 35%, 3º teste - 40%; salvaguardando a obrigatoriedade de obtenção de nota mínima igual a 8,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.
ou
2. Nota final igual ou superior a 10 valores obtida no exame de recurso.
Melhoria de nota
Fica reservada a possibilidade única de otenção de melhoria de nota pela realização de exame em qualquer época.
Conteúdo
1. A ciência hidrológica na sua essência e origem. Aspectos mais relevantes na história da Hidrogeologia. Ciclo hidrológico e recarga de aquíferos. Precipitação e respectiva quantificação. Evapotranspiração real e potencial. Métodos para as estimar. Balanço hídrico sequencial de água no solo e quantificação de excedentes.
2. Aptidão hidrogeológica das rochas. Aquíferos. Classificação de aquíferos em função da pressão hidrostática e modo de circulação da água pela rocha. Propriedades físicas dos aquíferos. Lei de Darcy. Velocidade real e velocidade aparente do fluxo subterrâneo. Superfície piezométrica, traçado e utilidade. Reservas e recursos hídricos.
3. Fluxo subterrâneo. Princípios e leis. Equações matemáticas representativas do fluxo subterrâneo em aquíferos livres, confinados e semiconfinados.
4. Introdução à hidráulica de poços. Generalização da lei de Darcy e dedução da equação de Thiem. Interpretação de ensaios em regime permanente. Equação geral do fluxo subterrâneo. Dedução da equação de Theis e da aproximação logarítmica de Jacob para interpretar ensaios em regime variável. Utilização da equação de walton-Hantush para interpretar ensaios de bombagem em aquífero semiconfinado. Determinação do raio de influência.
5. Hidrogeoquímica. Composição físico-química da água subterrânea e relação com as rochas. Aspectos da dissolução dos minerais que compõem as rochas e os iões em solução na água. Classificação iónica de Piper e representação em diagramas de Stiff. Rigor e erro das análises pelo balanço de iões.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: