Energia e Ambiente
Objetivos
No final do curso o aluno deve:
Saber discutir: a tricotomia energia-sociedade-ambiente e a heterogeneidade na distribuição e exploração a nível mundial dos diversos recursos, fósseis e renováveis.
Conhecer e saber utilizar em discussões as estatísticas das energias fóssil e renovável a nível nacional e de casos notáveis no Mundo.
Conhecer e saber discutir em profundidade os aspetos negativos da conversão de combustíveis fósseis (por combustão): emissão de gases com efeito de estufa, poluentes, bem como a finitude destes recursos.
Conhecer algumas estratégias/técnicas para melhorar os desempenhos ambiental e energético no uso de recursos fósseis e saber relacioná-las com os mecanismos físico-químicos de formação de poluentes e as técnicas e equipamentos de conversão de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos.
Compreender os princípios fundamentais e as técnicas inerentes às energias alternativas: biomassa, solar, eólica, hídrica, marés, ondas e nuclear. Saber discutir a aplicabilidade e limitações das técnicas. Ter noções do papel do hidrogénio na transição energética.
Ter desenvolvido capacidades de: processamento de informação, trabalho autónomo, auto‑aprendizagem e cumprir objectivos.
Caracterização geral
Código
3679
Créditos
6.0
Professor responsável
Daniel Cardoso Vaz, José Fernando de Almeida Dias
Horas
Semanais - 4
Totais - 62
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
É pressuposto o domínio de partes das matérias versadas em Física II e desejavelmente ter conhecimentos de dinâmica dos fluidos.
O bom desempenho nas avaliações pressupõe que o aluno sabe exprimir as suas ideias por escrito, de forma clara e tecnicamente correta, e que sabe aplicar as ferramentas matemáticas que vierem a ser exercitadas nas aulas.
Bibliografia
1. "Energy Science - Principles, Technologies, and Impacts", J. Andrews e N. Jelly, Oxford University Press, 2007.
2. "Energia e Ambiente - apontamentos do docente, 2019" e "Energia e Ambiente - Lista de problemas propostos, 2019" e eventuais atualizações de 2021 - disponibilizados no CLIP.
3. Alguns capítulos de "Alternative Energy Sources", E.E. Michaelides, Springer, 2012. e-ISBN 978-3-642-20951-2.
4. "Energy and Problems of a Technical Society", J. Kraushaar e R. Ristinen, John Wiley & Sons, 2.ª ed., 1993.
Método de ensino
(Se necessário as aulas de uma das turmas poderão ser dadas em inglês.)
As aulas são teórico-práticas. Faz-se a exposição da matéria, sendo incentivada a participação dos alunos. Sempre que oportuno, são propostos exercícios, que ajudam os alunos: a exercitarem o raciocínio e a capacidade de argumentação, a aplicarem conceitos, a melhor compreenderem a problemática de certos temas, bem como a prepararem-se para uma situação de avaliação.
Os slides são esquemáticos, para não despromover a importância de estudo da bibliografia; pode dizer-se que nesta UC o principal elemento de estudo é os apontamentos que cada aluno toma para si nas aulas, sendo pois importante a comparência às aulas.
Os alunos têm actualmente oportunidade de exercitarem e refinarem os seus métodos de trabalho individual na pesquisa de informação, recorrendo a bibliotecas convencionais ou electrónicas, ou simplesmente através de pesquisas na Internet em páginas de instituições de renome (p. ex. a da Agência Internacional de Energia, www.iea.org/Textbase/stats/index.asp).
Método de avaliação
1 - Modo de avaliação contínua, constituída por 3 (três) mini-testes escritos. Têm igual peso na nota final e as parcelas entram sem arredondamentos.
2 - A componente teórico-prática é composta pelos 3 minitestes ou pelo Exame de Recurso. Em ambos os casos, a nota final tem de ser maior ou igual a 9,5 para aprovação.
3 - Consulta nas provas escritas: Os minitestes e exames são sem consulta e não será permitido o uso de máquina de calcular com memória alfanumérica. Qualquer formulário que se entenda necessário será dado no próprio enunciado da prova. As transgressões ficam sujeitas ao previsto no Regul. Aval. Conhecim.
4 - Para obtenção de Frequência o estudante tem de assistir a um mínimo de 7 aulas completas. (NOTA: Se por algum motivo as aulas forem remotas (zoom), só contam para frequência se o estudante estiver demonstradamente a assistir à aula (câmara ligada).). Se a aula for usada para teste de avaliação não entra para efeitos daquela contagem.
Conteúdo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: