Conservação Preventiva
Objetivos
Os principais objectivos desta disciplina são dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam agir de modo a minimizar os processos de deterioração e danos, por forma a prolongar o tempo de vida do património cultural da humanidade.
Caracterização geral
Código
7414
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis
Horas
Semanais - 6
Totais - 72
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Esta UC não tem requisitos
Bibliografia
Ashley-Smith, Jonathan (1999). Risk assessment for object conservation. Butterworth-Heinemann, Londres
Hatchfield P. B. (2002) Pollutants in the Museum Environment. Practical Strategies for problem solving in design, exhibition and storage. Archetype publications
Maekawa S. (1998). Oxygen-Free Museum Cases. Research in conservation. The Getty Conservation Institute.
Schaeffer T T. (2001) Effects of light on Materials in collections. Data on photoflash and related sources. Research in conservation. The Getty Conservation Institute.
Selwitz C. & Maekawa S. (1998). Inert gases in the Control of Museum Insect Pests. Research in conservation. The Getty Conservation Institute.
Tétreault J. (2004). Airborne Pollutants in museums, Galleries, and Archives: Risk Assessment, Control Strategies, and Preservation Management. Canadian Conservation Institute
Thomson, Garry (1986). The Museum Environment. 2nd Edition. Butterworth-Heinemann. Londres
Vários (1994). Care of Collections. Routledge, London, 1994. KNELL, S. (Ed.)
Vários (1994). Preventive Conservation practice theory and research. Preprints of the Contribution to the Ottawa Congress, 12-16 September 1994. The International Institute for Conservation of historic and artistic Works (IIC) Ashok Roy & Perry Smith (Eds)
Vários (2000). Rational decision making in the preservation of cultural property. Report of the 86th Dahlem Workshop on rational. DahlemUniversity Press Baer & Snickars (Eds)
Vários (2002). Conservation Science 2002. Papers from the Conference Held in Edinburg, Scotland 22-24 May 2002, Townsend JH, Eremin Adriaens A (Eds)
Vários (2002). The Manual of Museum Exhibition. Altamira Press 2002, Oxford, Lord & Lord (Eds)
Waller R. Robert (2003). Cultural Property Risk Analysis Model. Goteborg Studies in Conservation 13. Acta Universitatis Gothoburgensis
Método de ensino
Explicações orais, visitas de estudo e elaboração de pequenos projectos.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO
Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas teóricas e práticas.
Esta UC tem 3 componentes de avaliação contínua: 2 testes de Avaliação teórica (T) e uma de avaliação prática (P). Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em ambas as componentes (Teórica e Prática)
A Avaliação teórica (T) incluí 2 testes realizados ao longo do semestre, sendo a avaliação teórica final obtida pela média dos testes. Quem não poder/quiser realizar a avaliação teórica por testes pode sempre faze-lo em Exame de Recurso. A Avaliação teórica vale 60% da nota final.
A avaliação Prática (P) é realizada com base num relatório final de grupo e pela apresentação oral desse relatório. Os alunos trabalharam em grupos e a nota será atribuída ao grupo. Assim a nota final é calculada da seguinte forma:
Nota Final = (0.6*T) + (0.4*P)
T= média dos testes Teóricos ou nota do exame de recurso.
A admissão a exame depende da frequência a 2/3 das aulas teórico-práticas, exceto em casos legalmente definidos.
Factores como a capacidade de resolver problemas, assiduidade e pontualidade serão avaliados continuamente ao longo de todo o semestre e em todos os componentes
Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
Programa Resumido das Aulas Teóricas:
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Conservação Preventiva: conceitos e definições.
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Agentes (factores) de deterioração
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Controle dos agentes de deterioração
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Processo de decisão
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Gestão de risco aplicada a colecções
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Temperatura e humidade
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Luz e iluminação
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Forças Físicas
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Fogo
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Água
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Acções criminosas
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Principais poluentes atmosféricos
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Materiais de construção, armazenamento e exposição
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Controle integrado de pragas
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Exposição
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Reservas do museu
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Plano de emergência
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Inspecção
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Programa de monitorização
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Casos práticos
Programa Resumido das Aulas Práticas
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Gestão de risco: calculo da magnitude dos riscos
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Temperatura e métodos de determinação
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Humidade relativa: equipamentos e determinação
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Iluminação
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Anóxia
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Manuseamento
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Visitas de estudo
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Trabalhos práticos
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Discussão dos trabalhos práticos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: