Gestão de Operações em Saúde
Objetivos
No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- identificar e abordar de forma estruturada problemas de decisão, de filas de espera e de layout de infra-estruturas,
- usar métodos quantitativos para obtenção de soluções para os problemas identificados,
- usar a informação obtida para induzir e motivar mudanças organizacionais.
Caracterização geral
Código
12017
Créditos
4.0
Professor responsável
Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos em estatística.
Bibliografia
Crespo de Carvalho J e Ramos T (2013). Logística na Saúde. Edições Silabo (2ª edição)
Ozcan Y. (2005). Quantitative Methods in Heath Care Management: techniques and applications. John Wiley and Sons.
Hiller and Libermann (1990). Introduction to Operations Research, McGraw Hill (5ª edição)
Método de ensino
Cada unidade de aprendizagem é composta por um conjunto de vídeos, de 10-15 minutos, com a exposição oral dos conteúdos, sendo apresentados exemplos facilitadores da aprendizagem. O estudo será complementado por conjunto de exercícios a serem resolvidos autonomamente pelo aluno. A apoiar o seu estudo o aluno dispõe de umas notas e bibliografia onde existem exercícios resolvidos.
Método de avaliação
A avaliação terá duas componentes: exercícios criados pelo aluno e um teste final. Os exercícios criados pelo aluno serão classificados até 2 valores cada, sendo o teste final classificado até 14 valores.
Exercícios criados pelo aluno: No final de cada unidade, o aluno deverá criar um pequeno enunciado de um exercício que se enquadre num subtópico abordado na unidade de aprendizagem. O enunciado e a sua resolução não deverão exceder uma folha A4 em IGNOREe tamanho 11 (ou escrita à mão e digitalizada). Os exercícios criados pelo aluno deverão ser submetidos pelo moodle o mais tardar no dia anterior ao do teste final.
A classificação final do aluno será a resultante da soma das classificações obtidas em cada um dos elementos de avaliação.
Conteúdo
– Teoria da decisão: Introdução à teoria da decisão; Estratégias para a tomada de decisão em contexto de incerteza; Estratégias para a tomada de decisão em contexto de risco; Estratégias para a tomada de decisão em presença de valores não monetários e com múltiplos atributos.
- Sistemas de Filas de Espera: conceitos básicos, tipos de filas de espera, principais medidas de desempenho dos modelos com um ou múltiplos servidores.
- Layout de infra-estruturas: conceitos fundamentais, layout de unidades de prestação de cuidados de saúde, layout de infra-estruturas de armazenagem.