Estatística Numérica Computacional

Objetivos

Os alunos devem compreender e ser capaz de aplicar os seguintes métodos estatísticos que necessitam do uso intensivo do computador: algoritmos do tipo Newton-Raphson, Monte Carlo, técnicas de reamostragem (Bootstrap e Jackknife), técnicas de amostragem-reamostragem e simulação iterativa (Método de Monte Carlo via Cadeias de Markov, MCMC). Devem ser capazes de utilizar o software estatístico R-project em casos de estudo recorrendo a bibliotecas estatísticas desenvolvidas especificamente para os métodos lecionados ou ter a capacidade de adaptar essas bibliotecas de modo a resolver os problemas de modo eficiente. Devem ser capazes de escrever relatórios onde se documenta e suporta cientificamente, recorrendo à estatística, a análise realizada e as conclusões relativas ao caso de estudo.

Caracterização geral

Código

12023

Créditos

4.0

Professor responsável

Isabel Cristina Maciel Natário

Horas

Semanais - 3

Totais - 41

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Noções básicas de Análise e noções de nível intermédio de Probabilidades e Estatística.

Bibliografia

Albert J., Bayesian Computation with R, Springer, 2007.

Crawley, M. J., The R Book, 2nd Edition, Wiley, 2012.

Davison, A.C., Hinkley, D.V., Bootstrap Methods and their Application, Cambridge University Press, 1997.

Gamerman, D., Lopes, H.F., Stochastic Simulation for Bayesian Inference, Chapman & Hall/CRC, 2006.

Gentle, J.E., Random Number Generation and Monte Carlo Methods, Springer-Verlag, 1998.

Gentle, J.E., Computacional Statistics, Springer, 2009.

Hossack, I.B., Pollard, J.H., Zehnwirth, B., Introductory Statistics with Applications in General Insurance, Cambridge University Press, 2nd Edition, 1999.

Rizzo, M.L., Statistical Computing with R. Chapman & Hall/CRC, 2007.

Robert, C., Casella, G., Introducing Monte Carlo Methods with R, Springer, 2010.

Ross, S.M., Simulation, 3rd Edition, Academic Press, 2002.

Método de ensino

A unidade curricular é dividida em 4 unidades de aprendizagem que incluem cada 2-3 vídeos de exposição oral de matéria, de 10-15 minutos, com apresentação de exemplos e complementados por exercícios propostos resolvidos. No final de cada unidade é distribuído um exercício de revisão. No decorrer das unidades são distribuídos dois trabalhos de avaliação que contribuem para a nota final. É disponibilizado horário de atendimento para dúvidas via Skype.

Método de avaliação

Dois trabalhos teórico-práticos, com recurso a programção no R, um por cada 2 unidades curriculares (50% + 50%).

Conteúdo

1. Geração de números aleatórios, geração de variáveis aleatórias discretas e contínuas.

2. Método de Newton-Raphson.

3. Técnicas de redução de variância.

4. Técnicas de reamostragem: Bootstrap e Jackknife.

5. Métodos de Monte Carlo.

6. Otimização numérica para o método da máxima verosimilhança

7. Método dos Scores de Fisher.

8. Métodos de amostragem-reamostragem.

9. Métodos de Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC): algoritmos de Gibbs Sampler e Metropolis Hastings.

10. Uso das técnicas aprendidas e adaptação das bibliotecas a casos de estudo de índole prática.

11. Elaboração de relatórios onde se documenta e suporta cientificamente, recorrendo à estatística, a análise realizada e as conclusões relativas a cada caso de estudo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: