Demografia, Prospetiva e Planeamento

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal provar a importância do conhecimento e uso das características da população e da atitude prospetiva como suporte à tomada de decisão em diferentes setores da sociedade contemporânea. Tem também o objetivo de mostrar as vantagens do planeamento no apoio às políticas públicas e no setor privado.
No final os alunos deverão: 1) Conhecer os modelos de comportamento das populações humanas e as grandes tendências de evolução demográfica, atual e futura; 2) ter uma visão crítica sobre os principais riscos e desafios regionalmente distintos que caracterizam a atualidade e o futuro das regiões; 3) Reconhecer as características e objetivos da Demografia nos seus vários ramos; 4) Serem capazes de calcular e interpretar indicadores genéricos adequados à caracterização das populações;5) Estar apto para efetuar exercícios de caráter prospetivo simples; 6) Saber ler e gerir as conclusões do exercício de Análise Prospetiva e de construção de cenários; e 7) Identificar os contributos do exercício prospetivo no desenvolvimento das sociedades e no apoio à tomada de decisão no âmbito do planeamento estratégico, do planeamento ecológico e da programação de equipamentos.

Caracterização geral

Código

12395

Créditos

4.0

Professor responsável

Isabel Cristina Maciel Natário, Teresa Maria Ferreira Rodrigues dos Santos Veiga

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 41

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Noções básicas de Análise e noções de nível intermédio de Probabilidades e Estatística.

Bibliografia

DUPÂQUIER, Jacques (1999), A População Mundial no Século XX, Lisboa: Piaget

NAZARETH, J. Manuel (2004), Demografia: A Ciência da População, Lisboa: Presença

RODRIGUES, Teresa, MARTINS, Maria Rosário O. (2014), Envelhecimento e Saúde. Prioridades Políticas num Portugal em Mudança, Edições Instituto Hidrográfico, Lisboa

RODRIGUES, Teresa et al. (2014), Globalization and international security. An overview, NOVA Publishers, Nova Iorque

Método de ensino

A unidade curricular é lecionada através da plataforma de e-learning usando ferramentas síncronas (discussão e esclarecimento de dúvidas em linha com o professor) e ferramentas assíncronas (fórum, e-mail, materiais de aprendizagem disponíveis na plataforma de e-learning). Serão disponibilizados vídeos dedicados à explicação de conceitos e resolução de exemplos práticos, bem como um conjunto de exercícios resolvidos.

Método de avaliação

Trabalho individual: Exercício de análise prospetiva e de planeamento de um setor da realidade ou atividade profissional do aluno (centro de saúde, hospital, ala hospitar / especialidade ou outra) - 100%:

30% da nota final - elaboração de uma proposta de tema, a ser validada pelo docente. Numa folha A4 deverá conter o titulo provisório,as razões da escolha e uma breve descrição do local (serviço hospitalar/centro de saúde/especialidade ou outro) escolhido e o tipo de dados (informação estatística e/ou não estatística) a utilizar, embora eventualmente apenas com caráter provisório

70% da nota final - envio do Relatório Final, de acordo com o modelo disponibilizado na Plataforma Moodle (dimensão variável, de acordo com cada caso, embora não mais de 15pp).

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em quatro módulos:

1) As dinâmicas demográficas mundiais. Do passado aos cenários de futuro; 

2) Demografia e Prospetiva. A importância da Análise demográfica no apoio ao planeamento;

3) A Lógica Prospetiva. Conceitos de partida e Metodologias e

4) Das Projeções Demográficas ao Planeamento.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: