Avaliação em Saúde

Objetivos

Promoção da formação de profissionais na investigação e avaliação das intervenções/programas de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no âmbito de trabalho. No final os alunos devem ser capazes de:

1. Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual.

2. Efectuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pela literatura para modelar ações avaliadas.

3. Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas;

4. Planear e executar projectos de avaliação institucionais ou comunitários;

5. Compreender, sistematizar, julgar e comunicar resultados de sua avaliação a diferentes audiências;

6. Adotar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas.

7. Facilitar/promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.

Caracterização geral

Código

12398

Créditos

4.0

Professor responsável

Isabel Maria Rodrigues Craveiro, Isabel Cristina Maciel Natário

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 41

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• HARTZ, Z (2015). Contextualizando a implantação das intervenções e a avaliação em saúde.  MedBook.

• HARTZ Z, REGINA BODSTEIN R E POTVIN l (2014). Porque uma antologia de avaliação em promoção da saúde. Introdução. 

• Comunitárias e Iniquidades em Saúde (CACIS), da Universidade de Montreal, de 2002 a 2012.

• BROUSSELLE A, CHAMPAGNE F, CONTANDRIOPOULOS A-P e HARTZ Z (Org.) (2011).

• Avaliação no campo da Saúde: conceitos e métodos. Fiocruz.

• CDC-Introduction to Program Evaluation for Public Health Programs: A Self Study Guide. 2011.

• HARTZ Z E PAULO FERRINHO P (2011). Avaliação de desempenho dos sistemas de saúde: um contributo para o Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Gradiva, pp.58-79.

• Outros

Método de ensino

Unidade curricular em b-learning com atividades didáticas individuais e em grupos, apoiadas na bibliografia previamente distribuída, encorajando-se a auto aprendizagem e um senso crítico que facilitem a aquisição das competências desejadas. Ao final de cada Módulo, o aluno será avaliado nas atividades previstas: - Realização das Tarefas com envio de arquivo e trabalho final - Participação em fóruns de discussão ou comunidades de práticas e webminários.

O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.

Método de avaliação

Ao final de cada Módulo, o aluno será avaliado nas atividades previstas: - Realização das Tarefas com envio de arquivo e trabalho final - Participação em fóruns de discussão ou comunidades de práticas e webminários.

O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.

Conteúdo

I. Conceitos e métodos de avaliação

   Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde

   Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa

   Conceito e parâmetros de meta-avaliação

II. Etapas da Avaliação I

   Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação

   Representação lógica dos componentes do programa

   Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas

   Importância de orientar a avaliação aos principais usuários

III. Etapas da Avaliação II

   Métodos e técnicas de coleta e análise de dados;

   Plano de avaliação Julgamento de valor do programa

   Disseminação e uso das lições aprendidas

IV. Prática profissional em avaliação

   Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation”

   Os papéis dos avaliadores internos e externos

   Competências do avaliador

   Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: