Avaliação em Saúde
Objetivos
Promoção da formação de profissionais na investigação e avaliação das intervenções/programas de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no âmbito de trabalho. No final os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual.
2. Efectuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pela literatura para modelar ações avaliadas.
3. Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas;
4. Planear e executar projectos de avaliação institucionais ou comunitários;
5. Compreender, sistematizar, julgar e comunicar resultados de sua avaliação a diferentes audiências;
6. Adotar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas.
7. Facilitar/promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.
Caracterização geral
Código
12398
Créditos
4.0
Professor responsável
Isabel Maria Rodrigues Craveiro, Isabel Cristina Maciel Natário
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 41
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• HARTZ, Z (2015). Contextualizando a implantação das intervenções e a avaliação em saúde. MedBook.
• HARTZ Z, REGINA BODSTEIN R E POTVIN l (2014). Porque uma antologia de avaliação em promoção da saúde. Introdução.
• Comunitárias e Iniquidades em Saúde (CACIS), da Universidade de Montreal, de 2002 a 2012.
• BROUSSELLE A, CHAMPAGNE F, CONTANDRIOPOULOS A-P e HARTZ Z (Org.) (2011).
• Avaliação no campo da Saúde: conceitos e métodos. Fiocruz.
• CDC-Introduction to Program Evaluation for Public Health Programs: A Self Study Guide. 2011.
• HARTZ Z E PAULO FERRINHO P (2011). Avaliação de desempenho dos sistemas de saúde: um contributo para o Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Gradiva, pp.58-79.
• Outros
Método de ensino
Unidade curricular em b-learning com atividades didáticas individuais e em grupos, apoiadas na bibliografia previamente distribuída, encorajando-se a auto aprendizagem e um senso crítico que facilitem a aquisição das competências desejadas. Ao final de cada Módulo, o aluno será avaliado nas atividades previstas: - Realização das Tarefas com envio de arquivo e trabalho final - Participação em fóruns de discussão ou comunidades de práticas e webminários.
O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.
Método de avaliação
Ao final de cada Módulo, o aluno será avaliado nas atividades previstas: - Realização das Tarefas com envio de arquivo e trabalho final - Participação em fóruns de discussão ou comunidades de práticas e webminários.
O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.
Conteúdo
I. Conceitos e métodos de avaliação
Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde
Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa
Conceito e parâmetros de meta-avaliação
II. Etapas da Avaliação I
Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação
Representação lógica dos componentes do programa
Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas
Importância de orientar a avaliação aos principais usuários
III. Etapas da Avaliação II
Métodos e técnicas de coleta e análise de dados;
Plano de avaliação Julgamento de valor do programa
Disseminação e uso das lições aprendidas
IV. Prática profissional em avaliação
Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation”
Os papéis dos avaliadores internos e externos
Competências do avaliador
Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação