Introdução às Ciências da Conservação-Restauro
Objectivos
Esta unidade curricular visa o ensino do método científico e a aplicação de metodologias das ciências exatas e naturais em articulação com as ciências sociais e humanas, na área da conservação e restauro. Estes objectivos capacitam o aluno a melhor compreender as metodologias do estudo dos materiais das obras de arte, a sua degradação e produtos usados em conservação e restauro. Fornece ainda as ferramentas para a tomada de decisão fundamentada em relação ao tipo de iluminação e como pendurar uma obra de arte, entre outros exemplos.
O programa incentiva o aluno a aprender como definir a melhor metodologia de análise de estudos de caso e a perceber a importância das ciências da conservação na resolução de problemas colocados pelo Património Cultural. Procura ainda fomentar algumas das competências relevantes para a atividade profissional, seja a capacidade de participar de forma criativa em equipas de trabalho multiprofissional; desenvolver espírito crítico; diálogo e comunicação.
Caracterização geral
Código
12034
Créditos
6.0
Professor responsável
Márcia Gomes Vilarigues, Susana Catarina Dias França de Sá
Horas
Semanais - 4
Totais - 77
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ICCROM. (2013). Forum on Conservation Science, Rome, 16–18 October 2013.
May, E. & Jones, M. (eds). (2006). Conservation Science: Heritage Materials. Cambridge: The Royal Society of Chemistry.
Artioli, G., & Angelini, I. (2010). Scientific methods and cultural heritage: an introduction to the application of materials science to archaeometry and conservation science. Oxford University Press.
Varella, E. A. (Ed.). (2012). Conservation science for the cultural heritage: applications of instrumental analysis (Vol. 79). Springer Science & Business Media.
Método de ensino
Para a concretização destes objetivos de aprendizagem, a UC opera sob a forma de aulas teórico-práticas com apresentação dos conceitos teóricos, exercícios, estudos de caso e demonstrações laboratoriais.
A nota resulta de dois compostos: 3 testes escritos (C1) e 5 elementos de avaliação (C2). É exigida nota mínima de 9,5 valores na média dos três testes para haver frequência ao curso. Os 5 elementos em C2 incluem: uma apresentação oral (em grupo) e quatro mini-questionários sobre as demonstrações laboratoriais (em grupo).
A nota final é calculada com a seguinte fórmula: Nota Final = 0,60 * C1 + 0,40 * C2
Método de avaliação
A nota resulta de dois compostos: 3 testes escritos (C1) e 5 elementos de avaliação (C2). É exigida nota mínima de 9,5 valores na média dos três testes para haver frequência ao curso. Os 5 elementos em C2 incluem: uma apresentação oral (em grupo) e quatro mini-questionários sobre as demonstrações laboratoriais (em grupo).
A nota final é calculada com a seguinte fórmula: Nota Final = 0,60 * C1 + 0,40 * C2Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
Esta unidade curricular abrange os seguintes tópicos:
• O que é a Ciência da Conservação - sua importância para a preservação do património
• Propriedades mecânicas dos materiais
• Elasticidade e resistência dos materiais
• Propriedades térmicas dos materiais
• Degradação dos materiais
• Luz e cor
• Interação da radiação com a matéria
• Introdução às espectroscopias no estudo do património cultural
• Avaliação de tratamentos e medidas de conservação preventiva e ativa
• Sustentabilidade da conservação
• Tecnologias digitais e conservação
• A conservação da ciência
• O papel da ciência da conservação na preservação da história do conhecimento