Introdução à Biologia

Objectivos

Compreender a posição da Biologia no contexto científico actual.

Discutir criticamente os grandes temas e as grandes questões da Biologia Moderna.

Compreender os conceitos unificadores da Biologia.

Entender a relevância dos três pilares de Biologia moderna: teoria celular; teoria da hereditariedade; teoria da evolução.

Apreciar o papel e as problemáticas da Biologia na sociedade moderna.

Caracterização geral

Código

10647

Créditos

6.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio

Horas

Semanais - 3

Totais - 59

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

- Campbell Biology 11th Global Edition
Kelly Reece, Jane B.; Taylor, Martha R.; Simon, Eric J.; Dickey, Jean L.; Hogan
Pearson


- artigos seleccionados

Método de ensino

A estratégica pedagógica assenta na separação entre aulas teóricas (T), aulas teórico/práticas (TP) favorecendo-se sempre que possível o ensino presencial.

As aulas teóricas são expositivas, mas com discussão de exemplos e questões práticas em que a participação dos alunos é incentivada. Nas aulas teórico-práticas são visionados videos relacionados com os temas abordados nas aulas teóricas bem como são realizados debates sobre as ideias em estudo. Em aulas teórico-práticas seleccionadas são resolvidos problemas ou exercícios em grupo, alguns dos quais são corrigidos na própria aula.

Os slides das aulas teóricas são colocados na página Moodle da disciplina. Os materiais necessários para as aulas TP são também colocados no Moodle. Os PDFs capítulos para acompanhamento das aulas são disponibilizados no Moodle.


Método de avaliação

Avaliação contínua: 2 testes teóricos cuja média aritmética contribui 80% para a nota final. 3 a 5 quizzs TP cuja média aritmética contribui 20% para a nota final.

Recurso / Melhoria: nota contribui 80% para a nota final (nota TP contribui 20%). O exame engloba toda a matéria. Destina-se aos alunos reprovados na avaliação contínua ou aos alunos que pretendem fazer melhoria de nota. Os alunos internacionais podem ser avaliados em provas orais.

Condições para obter aprovação: frequência da disciplina (assistência a, pelo menos, 2/3 das aulas TP). Média dos testes T não pode ser inferior a 8 valores. A nota final tem que ser ≥ 9.5 valores.

Conteúdo

Esta UC foi programada para alunos do 1º ano do 1º ciclo de Biologia Celular e Molecular. Pretende introduzir os alunos aos grandes temas e desafios da Biologia moderna e cobrir áreas de relevo tradicionalmente situadas fora da circunscrição da Biologia Celular e Molecular. Ao longo do curso procura-se estimular o desenvolvimento de pensamento crítico.

A Biologia e os seus temas; Temas unificadores da Biologia; A pergunta científica, a hipótese e a teoria. 

A teoria da hereditariedade e a genética Mendeliana. 

A teoria da evolução e a sua relevância para a Biologia Moderna.

Inato ou adquirido? A herdabilidade na era da genómica. 

Fronteiras da Biologia: O cérebro.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: