Virologia
Objetivos
A virologia tem por objetivo principal fornecer aos alunos conhecimentos básicos de virologia, nomeadamente das propriedades biológicas dos vírus, morfologia, tropismo, replicação e classificação taxonómica. Além destes pretende-se dotar os alunos de conhecimentos básicos da etiologia e patogenia de algumas infeções virais relevantes em humanos. É ainda objetivo o estudo de várias zoonoses virais e doenças emergentes.
Caracterização geral
Código
10659
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota, Sílvia Carla Santos de Barros
Horas
Semanais - 4
Totais - 63
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1. "Principles of Virology: Molecular Biology, pathogenesis, and control of animal viruses" Flint, S.J. (Editor), et al. (2003).
2. Desk Encyclopedia of General Virology. Brian W.J. Mahy and Marc van Regenmortel (editors) 2010. Academic Press, Elsevier.
3. Abordagens moleculares em Veterinária. Mónica Cunha e João Inácio (2014). Edições LIDEL.
4. Artigos científicos selecionados.
Método de ensino
Nas aulas teóricas explicar-se-ão e discutir-se-ão os sucessivos tópicos do programa da disciplina. No início de cada aula proceder-se-á à revisão, com breve discussão da matéria dada na aula anterior.
Nas aulas práticas serão desenvolvidos trabalhos laboratoriais, com execução das técnicas, cujo objetivo é consolidar os conceitos que foram aprendidos nas aulas teóricas e preparar os alunos para o dia-a-dia de um laboratório de diagnóstico virológico. Após concluírem os trabalhos laboratoriais, os resultados obtidos serão discutidos na aula e far-se-á o seu encadeamento com os conceitos aprendidos ao longo da disciplina. No final do semestre os alunos desenvolverão um projecto, com base nas metodologias dadas.
Método de avaliação
Avaliação da componente teórica: É feita pela realização de 3 testes (30% da nota-1º teste; 40% da nota-2º e 30% do 3º teste) ou pela realização de um exame final. Para um aluno ser considerado aprovado à disciplina terá de ter um mínimo de 9,5 valores no somatório dos vários momentos de avaliação.
Avaliação da componente prática: É feita pela realização de 2 testes (50% cada). Para um aluno ser considerado aprovado à componente prática da disciplina terá de ter um mínimo de 9,5 valores no somatório dos 2 testes.
Ambas as componentes de avaliação (teórica e prática) correspondem a 50% da nota final da disciplina e esta resulta do seu somatório.
Conteúdo
1.Características gerais dos vírus: propriedades biológicas, tropismo, morfologia, replicação e classificação taxonómica.
2. Estudo das várias famílias de vírus, com ênfase no tropismo celular, genética viral e processos de replicação dos vírus nas células: Replicação dos vírus de DNA, RNA de cadeia simples, RNA de cadeia dupla e retrovírus.
3. Características gerais dos vírus de RNA de cadeia negativa, nomeadamente estudo das Famílias Filoviridae, Bunyaviridae Paramyxoviridae , Rhabdoviridae, Orthomyxoviridae.
4. Vírus de RNA de cadeia dupla (dsRNA): Família Reoviridae .
5. Vírus de RNA de cadeia positiva: Famílias Coronaviridae, Picornaviridae, Caliciviridae e Flaviviridae
6. Família Retroviridae (HIV e Vírus Maedi-Visna).
7. Estudo dos vírus com genoma de DNA: Famílias Parvoviridae , Herpesviridae, Papillomaviridae , Poxviridae.
8. Estratégias de vacinação e profilaxia. Infeções emergentes.