Química Orgânica Geral A
Objetivos
Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro Biomedico e Licenciado em Biologia Celular e Molecular.
Caracterização geral
Código
11194
Créditos
6.0
Professor responsável
Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de inglês.
Conhecimentos básicos de Física e Química ao nível do ensino secundário.
Bibliografia
Livro adoptado
- Paula Yurkanis Bruice – Organic Chemistry, 7th edition (Pearson, 2014)
- Paula Yurkanis Bruice - Student''s Solutions Manual for Organic Chemistry
Website recomendado:
Aulas P e TP:
- "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral A" 2022
- Gaspar, E "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (disponibilizado no Clip antes das aulas)
- Macroscale and Microscale Organic Experiments 6e. Keneth L. Williamson; Katherine M. Masters. Cengage Learning Inc.
Método de ensino
Ensino presencial.
Aulas téoricas com suporte ilustrativo (ficheiros power-point) e com exemplos e aplicações. Durante as aulas teóricas é utilizado o quadro manual para explanação da matéria.
Há um livro adoptado (e o seu livro de exercícios) que os alunos devem usar no estudo. Há um site recomendado que os alunos devem utilizar no estudo (está em português do Brasil, podendo optar pela versão em inglês)
Aulas teórico-práticas de resolução de problemas e exercícios, acompanhando de perto a evolução dos conceitos desenvolvidos nas aulas teóricas.Aulas (práticas) de laboratório (6) com execução de 4 trabalhos experimentais.
Método de avaliação
Método de avaliação:
- 75% da classificação para a componente teórica da disciplina
- 25% da classificação para a componente prática da disciplina.
- Cada uma das componentes não pode ter avaliação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).
Avaliação da componente teórica:
- 2 testes (factores de ponderação para o 1º e 2º testes respectivamente: 40% + 60%).
Nota mínima nos testes 8 valores.
Média final ponderada maior ou igual a 9,5 valores.
Avaliação da componente prática da UC:
Os alunos farão trabalho em grupos de 2, sendo a avaliação individual.
Critérios obrigatórios:
1- É obrigatório cada aluno ter caderno de laboratório.
Nota 1: sem caderno de laboratório o aluno está impedido de frequentar as aulas práticas .
2 – É obrigatória a presença em todas as aulas no laboratório (presenciais).
Nota: a não presença nas aulas de laboratório tem como consequência a NÃO FREQUÊNCIA a QOG A.
Avaliação quantitativa da componente prática - média aritmética de 4 minitestes. Nota mínima em cada um é de 9,5 valores.
Nota: Os alunos que, de anos anteriores, já possuam Frequência à UC - nota prática > 10 val - estão dispensados de frequentar a componente prática de QOG neste ano lectivo 2021-2022. Tendo em conta os critérios estabelecidos para o presente ano lectivo, a classificação já obtida contará 25% para a avaliação final da UC.
Conteúdo
1. Introdução. Conceitos fundamentais
1.1. Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.
1.2. Estrutura dos compostos orgânicos.
Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.
Representações de Lewis e de Kekulé.
Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade
1.3. Grupos funcionais.
Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.
1.4. Propriedades físicas de compostos orgânicos .
2. Reactividade em Química Orgânica
2.1. Noções básicas de termodinâmica e cinética química.
Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.
2.2. Acidez e basicidade de compostos orgânicos.
3. Compostos saturados de carbono e hidrogénio
3.1. Alcanos e cicloalcanos
Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.
4. Estereoquímica
4.1. Isomeria estrutural e estereoisomeria.
4.2. Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.
4.3. Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.
5. Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação
5.1. Substituição nucleofílica alifática.
Nucleofilia e basicidade.
Mecanismos, cinética e estereoquímica.
5.2. Reacções de eliminação.
Mecanismos, orientação e reactividade.
5.3. Competição substituição / eliminação.
6. Compostos insaturados de carbono e hidrogénio
6.1. Alcenos e alcinos
Estrutura, nomenclatura e propriedades.
6.2. Compostos aromáticos.
7. Compostos de Carbonilo
Aldeídos e cetonas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: