Introdução à Química da Vida

Objectivos

Fornecer as bases para uma compreeensão adequada da importância da química no fenómeno vida.

Caracterização geral

Código

3737

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria dos Anjos Lopes de Macedo

Horas

Semanais - 4

Totais - 68

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há requisitos prévios.

Bibliografia

- J.J.R Fraústo da Silva e José Armando L. da Silva, Os elementos Químicos e a Vida, IST-UL, 2011

- Ana M. V. Cavaleiro “Química Inorgânica Básica”, 2004, 3ª edição, Universidade de Aveiro

- Raymond Chang and Kenneth A. Goldsby, “Chemistry”, 2012, McGraw-Hill, N.Y., 11ª edição

- Patricia C. Wilkins, Ralph G. Wilkins “Inorganic Chemistry in Biology”, Oxford Chemistry Primers, 2002, 2ª edição, Oxford University Press

 - J. J. R. Fraústo da Silva, R. J. P. Williams “The biological chemistry of the elements: the inorganic chemistry of life”, 2001, 2ª edição, Oxford University Press

- Introdução à Química da Vida, Caderno de Apoio, J.J.G.Moura e N.L.Palma, ed. Universidade Aberta, 1995, Lisboa

- Anjos L. Macedo, Power Points apresentados nas aulas

Método de ensino

Ensino teórico, teórico-prático e experimental.

Aulas online (através da plataforma Zoom) e presenciais em sala de aula (resolução de exercícios) e laboratório (trabalho experimental a desenvolver pelos estudantes, em grupo). Utilização da plataforma Moodle para maior interacção com os estudantes (fóruns discussão, apresentação de vídeos e outros materiais, avaliação de conhecimentos). 

Na página da disciplina, no CLIP, encontra-se disponível o seguinte material:

Powerpoint das Aulas Teóricas-Práticas.

Protocolos Experimentais.

Folhas de Problemas.

Fotocópias de textos e artigos relevantes.

Método de avaliação

Avaliação

Todos os/as estudantes com Frequência (participação nas aulas práticas e entrega de questionários, com aproveitamento) terão duas oportunidades, a) e b), de realizar a avaliação das componentes teórica e prática:

a) Testes; 

Durante o semestre irão realizar-se 3 testes, obrigatórios

   - modelo a especificar no início do semestre (ver planeamento da UC distribuido)

    - A média dos 3 Testes não poderá ser inferior a 9,5 valores para ter aprovação à disciplina

    - Cada teste inclui também pergunta(s) sobre a parte experimental

b) Exame Final/Recurso

Modelo a especificar, inclui também perguntas sobre os Trabalhos Práticos


Cálculo Classificação final - alunos a frequentarem as aulas práticas este semestre:

O resultado final da avaliação irá incluir também as componentes:

- avaliação dos 4 questionários das aulas práticas, com um peso de 15% para a nota final.

- mini-testes de auto-avaliação e preparação componente prática, com peso de 10% para a nota final

Assim:

Classificação final = 0,75 x (média dos 3 testes ou exame) + 0,15 x (média dos 4 questionários entregues no Moodle) + 0,10 x (média dos mini-testes de auto-avaliação)

 

 

Conteúdo

Teóricas e práticas

1. Elementos Químicos da Vida

2. Selecção dos Elementos Químicos

3. Funções Químicas dos Elementos em Sistemas Biológicos

4. Essencialidade e Toxicidade dos Elementos Químicos

5. Principais Moléculas Biológicas

6. Enzimas e Elementos Metálicos; centros catalíticos

7. Noções de Química Bioinorgânica

7.1. Compostos de coordenação

7.2. Estabilidade de compostos de coordenação

7.3. Ligação Química: Teoria de enlace de valência e Teoria de campo cristalino. Magnetismo e cor.

7.4. Reacções de Oxidação-Redução: equilíbrio, potenciais de oxidação redução, equação de Nernst. Diagramas de Latimer e diagramas de Frost.

7.5. Metais em sistemas biológicos; metais em medicina


Componente laboratorial (síncrona presencial):

TP1O armazenamento de ferro pela ferritina

 

TP2 - Enzimas como catalizadores de reacções biológicas

 

TP3 - Estabilidade em compostos de coordenação


TP4 - Propriedades redox dos metais de transição 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: