Biologia Animal

Objectivos

O principal objectivo desta disciplina é o conhecimento dos processos evolutivos e da biodiversidade animal. No que respeita à biodiversidade, é atribuida particular ênfase a aspectos morfologicos e anatómicos e às relações organismo-ambiente e suas adaptações. 

Caracterização geral

Código

7933

Créditos

6.0

Professor responsável

Marta Susana Silvestre Gouveia Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não tem.

Bibliografia

- “Life. The Science of Biology”. Sadava, D., Heller, D. M., Heller, H. C., Hacker, S.D.11ª edição. 2017. Sinauer Associates Inc., USA.

-”Integrated Principles of Zoology”. Hickman, C. P.H.Jr., Keen, S.L., Eisenhour, D.J., Larson, A., l’Anson, H. 17º edição (2017).  McGraw-Hill Education, NY, USA. ISBN 978-1-259-56231-0

- "- “Fauna submarina atlântica”. Luiz Saldanha. 1980. Publicações Europa-América, s.d., Portugal.

Método de ensino

Aulas teóricas expositivas sobre os conteúdos que fazem parte do programa. No final das aulas será sempre promovida a discussão sobre os tópicos da aula com os alunos.

Aulas práticas de laboratório com trabalho de bancada (hands-on) para os alunos reforçarem os conceitos teóricos das aulas teóricas, aplicarem diferentes metodologias de dissecação e identificação animal e uma aula com saída de campo para estudar in situ, o ecossistema animal.

Método de avaliação

Apenas serão admitidos a avaliação os alunos que tenham frequentado 2/3 das aulas práticas.

A avaliação será contínua.

As componentes teórica e prática têm o mesmo peso na classificação final (50%). A nota obtida em cada uma destas componentes tem de ser ≥ 9,5 valores para obter aprovação a esta UC.

Componente Teórica (média dos 3 testes):

- 3 testes presenciais 

Componente Prática (média ponderada das 3 componentes):

- 2 mini-testes individuais (30%)

- 1 trabalho de grupo em formato digital (50%)

- apresentação e discussão do trabalho de grupo (20%)

Conteúdo

História da vida na Terra. Processos e Padrões de Evolução. Espécie e especiaçãoConstrução e interpretação de filogenias. Metabarcoding. Padrões arquiteturais dos animais. Padrões de desenvolvimento. Características do plano corporal. Movimento corporalalimentação, ciclos de vida. Diversidade e morfofuncionalidades. Relações evolutivas dos animais. Principais características dos animais bilatérios. Características que distinguem animais protostómios e deuterostómios. Características e adaptações de diferentes filos. Transição para o meio terrestre. Fisiologia animal: homeostasi e termorregulação. Trocas gasosas e osmorregulação. Introdução ao comportamento animal.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: