Física Atómica e Molecular

Objetivos educativos

A Física é uma área de conhecimento fundamental. Juntamente com a Matemática está nos alicerces de todas as outras áreas científicas e tecnológicas. Herdou da antiga Filosofia a demanda pela verdade, pelas leis e conceitos primordiais que nos permitam explicar a matéria, o Universo e mesmo a Vida. Neste sentido, a Física é a área científica que está na fronteira do conhecimento. 

A sua importância para o desenvolvimento foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, que declarou 2005 o Ano Internacional da Física. 

Cumprindo os objectivos do 3º ciclo de garantir uma formação conducente a capacidades de inovação conceptual ou instrumental, de análise crítica e avaliação, de promoção do progresso tecnológico, capacidades que resultam da especialização e compreensão sistemática numa sub-área científica-tecnológica e da aquisição de aptidões e métodos de investigação, este programa doutoral visa a formação de especialistas com grande capacidade de inovação e de promoção de progresso tecnológico nas seguintes sub-áreas da Física:

  1. Física de Superfícies e Interfaces (Filmes finos, Catálise, Processos de interface a nível molecular, espectroscopias de superfície)
  2. Estudos em Materiais Avançados (nano-estruturas, isoladores, óxidos semi-condutores de banda larga, materiais magnéticos e super-condutores, cristais líquidos)
  3. Interacções Atómicas e Moleculares (Processos em moléculas ambientais e biológicas, interacção de feixes moleculares, estudos relativistas auto-consistentes de átomos e moléculas)
  4. Reacções Nucleares (Reacções nucleares relevantes para a Astrofísica Nuclear)
  5. Óptica (Multi fotoionização, óptica não linear)
  6. Desenvolvimento de materiais (escritos e laboratoriais) para o Ensinos Básico e Secundário, incluindo formação de professores.

Nestas sub-áreas, as temáticas cobertas correspondem a domínios de grande importância (com grande repercussão internacional), não só em termos fundamentais, mas também em termos do potencial de aplicação tecnológica.

Saídas profissionais

Garantindo a formação de especialistas com grande capacidade de inovação e de promoção de progresso tecnológico na área da Física, este programa doutoral tem como saídas profissionais as carreiras docente universitária e/ou de investigação, bem como lugares técnicos de topo em empresas de desenvolvimento, nomeadamente nas sub-áreas indicadas nos objectivos. Entre as capacidades com que se pretende dotar os candidatos constam o espírito crítico, autonomia conceptual e empreendedorismo, visando a criação de novas empresas.

Caracterização geral

Código DGES

992

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

n.a.

Coordenador

Maria de Fátima Guerreiro da Silva Campos Raposo

Data de abertura

Outubro

Número máximo de admissões

10

Propinas

Estudantes nacionais: 2 750 Euros/ anual

Estudantes internacionais: 2 750 Euros/ anual

Horários

Depende da modalidade de funcionamento de cada unidade lectiva. O funcionamento será acordado com cada aluno de doutoramento, ou quando o seu número exceda 10 num ano lectivo, será acordado com o conjunto de alunos do programa.

 

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 anos

Créditos totais: 240 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Física F 234 0
Qualquer área científica QAC 0 6
TOTAL 234 6

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente

Estrutura

1.º Ano
Código Nome ECTS
12073 Projeto 36.0
1.º Semestre
Código Nome ECTS
12070 Complementos de Mecânica Quântica e Física Estatística 6.0
12071 Tópicos Avançados de Física I 6.0
12072 Tópicos Avançados de Física II 6.0
2.º Ano
Código Nome ECTS
12074 Tese em Física 180.0