Publicação Científica
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivo familiarizar o/as doutorando/as com o universo das publicações de artigos científicos em revistas de circulação internacional com revisão por pares. No final do semestre, o/as doutorando/as saberão o que se espera de quem envia um artigo ou uma recensão para publicação, conhecerão o processo de reformulação a pedido e terão pelo menos uma experiência efetiva, para o que tomarão por base um dos textos produzidos no semestre anterior, bem como uma recensão que redigirão no início desta unidade curricular.
Caracterização geral
Código
22113
Créditos
10
Professor responsável
ATHINA SACHOULIDOU
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Brooks, Thom - Publishing Advice for Graduate Students (January 18, 2008, last revised January 05, 2015).
- Brooks, Thom - Guidelines on How to Referee (December 2, 2010, last revised January 05, 2015).
- Lee Van Cott, Donna - A Graduate Student's Guide to Publishing Scholarly Journal Articles, Political Science and
Politics, Vol. 38, No. 4 (Oct., 2005), pp. 741-743, Published by: American Political Science Association.
- Luey, Beth - Handbook for Academic Authors, 2002, 4th ed. New York: Cambridge University Press.
- Morris, Meaghan - Publishing Perils, and How to Survive Them: a Guide for Graduate Students, 1998, Cultural Studies
12 (October): 498-512.
- Silverman, Franklin H. - Publishing for Tenure and Beyond. 1999. Westport, CT: Praeger.
Método de ensino
Haverá sessões presenciais semanais em regime de seminário. O/as doutorando/as deverão preparar cada sessão,
lendo os materiais recomendados, participando ativamente em todas as discussões. A partir de certa altura, cada um/a
do/as doutorando/as delineará a sua própria estratégia individual de publicação, em conjunto com a docente. A
estratégia será posta em prática, com o acompanhamento da docente. Os progressos individuais serão monitorizados
e discutidos nos seminários semanais. A avaliação é contínua. No final, será atribuída a cada doutorando/a a
classificação de aprovado/a ou reprovado/a, em função do trabalho realizado ao longo do semestre.
Método de avaliação
A avaliação é contínua. No final, será atribuída a cada doutorando/a a
classificação de aprovado/a ou reprovado/a, em função do trabalho realizado ao longo do semestre.
Conteúdo
1. Introdução: as bases de indexação de revistas científicas. Análise e seleção de revistas em função das áreas científicas do/as doutorando/as.
2. O processo de revisão por pares: revisão aberta, revisão cega, revisão duplamente cega. As principais fases e tempos do processo.
3. A escolha dos temas a tratar e a definição de uma estratégia com vista à publicação de artigos científicos e recensões. Redação de uma recensão. Seleção e adaptação de um trabalho realizado no semestre anterior.
4. Abstract: para que serve e como se escreve. Título: como escolher. Palavras-chaves e outras minudências.
5. Livre acesso: o que se pode/deve e não se pode/deve fazer; versões a disponibilizar, antes e depois da publicação «oficial».
6. Colaborações, trabalho de equipa e autoria coletiva: boas práticas.
7. Trabalho de campo: envio de um artigo científico e de uma recensão para publicação.