Mestrado em Parasitologia Médica

Objetivos educativos

Este curso de Mestrado, ministrado em regime presencial e em b-learning, dedica-se ao estudo da Parasitologia Médica no contexto da medicina tropical e da saúde global. Os conteúdos programáticos centram-se em parasitoses que constituem as grandes endemias tropicais (e.g. malária), doenças emergentes (e.g. dengue) e doenças negligenciadas (e.g. schistosomose).

Caracterização geral

Código DGES

1290

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestrado

Acesso a outros cursos

Habilita à continuidade da formação, ao nível do 3º ciclo de estudos, na área da saúde das regiões tropicais, doenças emergentes e negligenciadas à escala mundial.

Coordenador

Carla Sousa

Data de abertura

Outubro de 2020

Número de vagas

20

Propinas

3000 euros

Horários

2ª e 3ª Feiras, das 13h30 às 20h00, durante todo o ano letivo. As aulas teóricas serão ministradas às 3ª feiras e poderão ser assistidas à distância por sistema Zoom.

Idioma de ensino

Maioritariamente em Português. Algumas UC poderão ser lecionadas em Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos: o 1º ano do curso é composto por 8 Unidades Curriculares (UC) obrigatórias (44 ECTS) e 8 UC optativas (16 ECTS) e o 2º corresponde à elaboração da Dissertação.

Créditos totais: 120 ECTS para a atribuição do grau de mestre (60 em unidades curriculares + 60 na elaboração da dissertação).

Condições de acesso

Consultar o Regulamento do Curso disponível em www.ihmt.unl.pt/education/parasitologia-medica/

Regras de avaliação

Regulamento de Avaliação disponível em www.ihmt.unl.pt/servicos-academicos/.

Cada unidade curricular (UC) é avaliada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Professor Responsável, que se encontram disponíveis na seção "Métodos de avaliação" no separador "Caracterização geral" de cada UC.

A avaliação será efetuada com base na apresentação e discussão de trabalhos temáticos e exames escritos finais. Escala de classificação de 0 a 20. Aprovação com classificação igual ou superior a 10.