Investigação em Leishmanioses: análise e metodologias aplicadas
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Ser capaz de aplicar os conhecimentos para selecionare realizar as principais metodologias laboratoriais no âmbito do diagnóstico das leishmanioses e identificação molecular da espécie causadora.
2. Ter a capacidade de integrar os conhecimentos e dominar a informação com uma reflexão sobre as potenciais repercussões das alterações climáticas e ambientais nas espécies flebotomínicas e na transmissão vetorial dos tripanossomatídeos nomeadamente do género
Caracterização geral
Código
1290029
Créditos
2
Professor responsável
Sofia Cortes
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 34
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Schönian et al. (2003) PCR diagnosis and characterization of Leishmania in local and imported clinical samples. Diagn. Microbiol. Infect. Dis. 47, 349–358. • Van der Auwera G et al. (2016). Comparison of Leishmania typing results in 16 European clinical laboratories. Eurosurveillance, 21(49): pii=30418. • Fischer, D., Thomas, S. M., Beierkuhnlein C. (2010). Temperature derived potential for the establishment of phlebotomine sandflies and visceral leishmaniasis in Germany. Geospatial Health, 5, 5969. • Barrett MP (2018) The elimination of human African trypanosomiasis is in sight: Report from the third WHO stakeholders meeting on elimination of gambiense human African trypanosomiasis. PLoS Negl Trop Dis 12(12): e0006925. • Hau, J., and Schapiro, S. J. (2010). Handbook of laboratory animal science. Essential principles and practices. London: CRC Press.
Método de ensino
Exposição da componente programática, recorrendo ao uso de “PowerPoint” e posters. A maioria das horas letivas são práticas ou teórico-práticas com execução de técnicas, resolução de problemas, análise e discussão. Nas sessões práticas aplicam-se os conhecimentos teóricos veiculados. Os alunos em grupos elaboram uma proposta de projeto de investigação sobre as temáticas abordadas na UC e apresentam em diapositivos o trabalho efetuado por cada grupo, ao qual se segue a discussão da importância do tema escolhido (objetivos), metodologia selecionada e resultados esperados.
Método de avaliação
A Avaliação final da UC é composta por: participação ativa nas aulas práticas (ponderação de 20%) e avaliação dada ao projeto de investigação (ponderação 80%). Para obter frequência da UC é obrigatória a presença em pelo menos 2/3 das aulas lecionadas, e média final ≥ 10 valores.
Conteúdo
I. Alterações climáticas na transmissão vetorial de