Promoção/Educação para a Saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender os princípios e abordagens teórico-concetuais de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde; 2. Analisar os modelos de determinantes da saúde e interações com políticas e práticas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, a diferentes níveis (local, nacional e internacional); 3. Compreender o âmbito da aplicação de Promoção da Saúde a diferentes níveis (individual, comunitário, organizacional e de sistemas) e ao longo da vida; 4. Compreender os processos de planeamento e de avaliação de políticas e programas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde; 5. Descrever os desafios éticos apresentados pelas intervenções destinadas à promoção da saúde; 6. Integrar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo investigações e intervenções abrangentes destinadas a promover a saúde num determinado problema, cenário ou comunidade; 7. Desenvolver competências comunicacionais sobre trabalhos realizados nesta área.
Caracterização geral
Código
5788009
Créditos
3
Professor responsável
Tiago Correia
Horas
Semanais - 10,5
Totais - 32
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Cockerham WC (2005). Health Lifestyle Theory and the Convergence of Agency and Structure. Journal of Health and Social Behavior, 46: 51-67. • Zapata-Moya AR, Willems B, Bracke P (2019). The (re)production of health inequalities through the process of disseminating preventive innovations: the dynamic influence of socioeconomic status. Health Sociology Review (ahead of print). • Thompson L, Kumar A (2011). Responses to health promotion campaigns: resistance, denial and othering. Critical Public Health, 21(1): 105-117. • Moon G, Barnett R, Pearce J, Thompson L, Twigg L (2018). The tobacco endgame: The neglected role of place and environment. Health and Place, 53: 271-278. • Woodall J, Warwick-Booth L, South J, Cross R (2018). What makes health promotion research distinct?. Scandinavian Journal of Public Health, 46(suppl 20): 118-122.
Método de ensino
Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem, como sessões teóricas e teórico-práticas, leitura de artigos científicos, resolução de exercícios baseados em problemas, orientação tutorial, elaboração de trabalhos e aprendizagem através do trabalho autónomo dos estudantes.
Método de avaliação
A avaliação será realizada através da apresentação e discussão em aula de textos selecionados pelo docente, o que pressupõe trabalho prévio de preparação e frequência obrigatória das aulas sendo contabilizada na avaliação.
Conteúdo
I. Teorias e conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde: a. Evolução das teorias e conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde. b. Modelos conceptuais de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde. II. Abordagens para analisar e compreender a saúde das populações: a. Modelos de determinantes de saúde: b. Políticas e práticas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, a diferentes níveis. III. Aplicações da Promoção da Saúde no contexto global: a. Princípios e abordagens de Promoção da Saúde das populações a diferentes níveis. b. Exemplos de projetos / programas específicos. IV. Planeamento e avaliação em Promoção da Saúde: a. Modelos concetuais. V. Investigação e intervenção em Promoção da Saúde: a. Abordagens teóricas e metodológicas da investigação em saúde. b. Intervenções em Promoção da Saúde baseadas na evidência. c. Desafios éticos apresentados pelas intervenções destinadas à promoção da saúde.