Promoção/Educação para a Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender os princípios e abordagens teórico-concetuais de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde;
2. Analisar os modelos de determinantes da saúde e interações com políticas e práticas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, a diferentes níveis (local, nacional e internacional);
3. Compreender o âmbito da aplicação de Promoção da Saúde a diferentes níveis (individual, comunitário, organizacional e de sistemas) e ao longo da vida;
4. Compreender os processos de planeamento e de avaliação de políticas e programas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde;
5. Descrever os desafios éticos apresentados pelas intervenções destinadas à promoção da saúde;
6. Integrar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo investigações e intervenções abrangentes destinadas a promover a saúde num determinado problema, cenário ou comunidade;
7. Desenvolver competências comunicacionais sobre trabalhos realizados nesta área.

Caracterização geral

Código

5788009

Créditos

3

Professor responsável

Tiago Correia

Horas

Semanais - 10,5

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Cockerham WC (2005). Health Lifestyle Theory and the Convergence of Agency and Structure. Journal of Health and Social Behavior, 46: 51-67.
• Zapata-Moya AR, Willems B, Bracke P (2019). The (re)production of health inequalities through the process of disseminating preventive innovations: the dynamic influence of socioeconomic status. Health Sociology Review (ahead of print).
• Thompson L, Kumar A (2011). Responses to health promotion campaigns: resistance, denial and othering. Critical Public Health, 21(1): 105-117.
• Moon G, Barnett R, Pearce J, Thompson L, Twigg L (2018). The tobacco endgame: The neglected role of place and environment. Health and Place, 53: 271-278.
• Woodall J, Warwick-Booth L, South J, Cross R (2018). What makes health promotion research distinct?. Scandinavian Journal of Public Health, 46(suppl 20): 118-122.

Método de ensino

Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem, como sessões teóricas e teórico-práticas, leitura de artigos científicos, resolução de exercícios baseados em problemas, orientação tutorial, elaboração de trabalhos e aprendizagem através do trabalho autónomo dos estudantes.

Método de avaliação

A avaliação será realizada através da apresentação e discussão em aula de textos selecionados pelo docente, o que pressupõe trabalho prévio de preparação e frequência obrigatória das aulas sendo contabilizada na avaliação.

Conteúdo

I. Teorias e conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde:
a. Evolução das teorias e conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.
b. Modelos conceptuais de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.
II. Abordagens para analisar e compreender a saúde das populações:
a. Modelos de determinantes de saúde:
b. Políticas e práticas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, a diferentes níveis.
III. Aplicações da Promoção da Saúde no contexto global:
a. Princípios e abordagens de Promoção da Saúde das populações a diferentes níveis.
b. Exemplos de projetos / programas específicos.
IV. Planeamento e avaliação em Promoção da Saúde:
a. Modelos concetuais.
V. Investigação e intervenção em Promoção da Saúde:
a. Abordagens teóricas e metodológicas da investigação em saúde.
b. Intervenções em Promoção da Saúde baseadas na evidência.
c. Desafios éticos apresentados pelas intervenções destinadas à promoção da saúde.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: