Sessões Temáticas em Epidemiologia

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Delinear a mudança dos limites da epidemiologia ao longo do tempo e dar exemplos contemporâneos;
2. Enumerar pelo menos dois marcos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da epidemiologia;
3. Analisar questões éticas globais que sejam baseadas na saúde das populações e não da área clínica (cuidados individuais ou ensaios clínicos);
4. Descompactar um problema de saúde pública, avaliar evidências relevantes, examinar questões logísticas e éticas e formular recomendações;
5. Avaliar quando as evidências epidemiológicas são suficientes para justificar uma política ou intervenção de saúde pública;
6. Formular os problemas de lidar com a incerteza ao fazer política de saúde pública, quando a evidência epidemiológica não dá ou não pode dar uma resposta clara;
7. Avaliar os obstáculos e barreiras para agir com base em evidências epidemiológicas (por exemplo interesses comerciais, questões políticas, competição profissional, preconceitos, salvaguarda da reputação, erro de estimativa, custos, aspetos administrativos, práticos) e na coleta de dados epidemiológicos (restrições de recursos, questões políticas). Ter uma melhor compreensão dos vários obstáculos no caminho para a ação;
8. Compreender os desafios de integrar sistemas de vigilância para várias doenças sem sobrecarregar os empregados responsáveis;
9. Demonstrar uma compreensão dos horizontes de tempo necessários para mudanças sociais;
10. Demonstrar a importância de buscar novas maneiras de transformar dados em advocacia para ação;
11. Avaliar o papel dos determinantes sociais, económicos e comerciais da saúde e das desigualdades em saúde na epidemia das Doenças Não Transmissíveis (DNTs);
12. Demonstrar a importância duma comunicação clara dos resultados da pesquisa, inclusive com a média, e também como as evidências epidemiológicas podem ser deturpadas ou mal utilizadas;
13. Compreender a importância de traduzir o jargão técnico em linguagem usual e de aprender a falar com os outros setores (finanças, Justiça, transportes etc.) para formular e comunicar opções para o processo da resposta a um problema de Saúde Global usando princípios para negociar uma ação intersectorial sustentada;
14. Avaliar criticamente um estudo epidemiológico e revisões sistemáticas de evidências epidemiológicas;
15. Explicar e avaliar as várias interpretações de variações de prevalência do VIH;
16. Explicar vários tipos de amostragem de acordo com os objetivos d’uma pesquisa;
17. Compreender os conceitos de sensibilidade e especificidade de uma medição ou teste e explicar o seu papel na triagem ou rastreio. Ser capaz de explicar como ocorrem os diferentes tipos de classificação incorreta e quais efeitos potenciais nas estimativas de risco podem ter.

Caracterização geral

Código

5788014

Créditos

4

Professor responsável

Thierry Mertens

Horas

Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

• Rothman K, Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Lippincott Williams and Wilkins; 1998.
• Gordis L. Epidemiology. 4th ed. Saunders Elsevier; 2009.
• Porta M, Greenland S, Last J. A dictionary of Epidemiology. 5th ed. New York: Oxford University Press; 2008.

Método de ensino

Seminários, Aulas teórico-práticas, Trabalhos de grupo e Orientação tutorial.

Método de avaliação

A avaliação final do aluno terá 2 componentes:
1. Apresentação de um artigo científico ou de um cenário tal como descrever uma iniciativa intersectorial – Serão avaliados especificamente a capacidade de compreensão, de pesquisa, de síntese, comunicação e reflexão crítica. Representará 45% da nota final.
2. Elaboração de um trabalho final sobre uma das temáticas apresentadas durante os seminários e aulas, que representará 55% da nota final.

Conteúdo

I. Olhares sobre a história da epidemiologia.
II. Análise de alguns êxitos e falhas da epidemiologia dos séculos 19-21.
III. Vigilância epidemiológica.
IV. Classificação errónea.
V. Rastreio e epidemiologia clínica.
VI. Amostra probabilística e amostras em pesquisa formativa.