Métodos quantitativos e qualitativos

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar as etapas do planeamento e da realização de um projecto de investigação.
2. Formular questões de investigação e hipóteses testáveis.
3. Delinear um estudo para testar as hipóteses propostas, utilizando um desenho adequado, definindo o tamanho da amostra e a recolha dos dados.
4. Conhecer os princípios subjacentes à conceção e seleção de um processo de amostragem.
5. Saber retirar conclusões a partir dos resultados da análise de dados, usando tabelas apropriadas ao tipo de dados.
6. Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferenças concetuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos.
7. Compreender os princípios concetuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa.
8. Conhecer os diferentes tipos de estudos qualitativos.
9. Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de informação em estudos qualitativos.
10. Desenvolver competências que conduzam à realização de investigações qualitativas

Caracterização geral

Código

5789002

Créditos

3

Professor responsável

Ana Abecasis

Horas

Semanais - 7

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Bardin, L. (2009). A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa.
• Cresswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3rd edition. London: Sage Publications.
• Denzin, N. and Lincoln, Y. (2 011). The SAGE Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
• Flick, U. (2006). An introduction to Qualitative Research. London: Sage Publications.
• Holliday, A. (2002). Doing and Writting Qualitative Research. UK: Sage Publications.
• Yin, R.K. (2009). Case Study Research: Design and Methods. 4th edition. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
• Bowling, A. (2002). Research methods in health - Investigating health and health services. 2nd Edition, Opening University Press. 2002.
• Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science.

Método de ensino

Os alunos vão trabalhar em grupo, formulando questões de investigação e as hipóteses correspondentes. Em grande parte das aulas os alunos vão trabalhar em grupos de pequena dimensão mas sempre num contexto de discussão e apresentação de temas relevantes/seminários. A tarefa principal é a análise de dados e sua interpretação utilizando a metodologia mais adequada e um conjunto de dados adaptados ao contexto. Com base neste exercício os alunos devem fazer uma apresentação oral e sob a forma de póster.

Método de avaliação

Os alunos são avaliados pelo trabalho em grupo (40% da nota global) e de um exame escrito de resposta curta de cerca de 90 minutos (60% da nota global).

Conteúdo

I. As principais etapas de uma investigação em saúde.
II. Princípios subjacentes a um estudo quantitativo.
III. Questão de Investigação e formulação de hipóteses.
IV. Amostragem aleatória simples, por conglomerados, dimensão da amostra e efeitos de desenho.
V. Questões éticas.
VI. A conceção de um Inquérito.
VII. Logística da Recolha de dados.
VIII. Análise da base de dados.
IX. Distinção entre estudos quantitativos e qualitativos em saúde.
X. Métodos qualitativos: Definição, princípios concetuais básicos e contextos de aplicação.
XI. Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tipos de estudos. Ética.
XII. Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação.
XIII. Técnicas de recolha de dados: Entrevistas; grupos focais; observação; análise documental.
XIV. Planeamento e organização da recolha de dados. Papel do entrevistador/moderador.
XV. Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Redação de uma investigação qualitativa.
XVI. Apresentação dos resultados de um estudo quantitativo e qualitativo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: