Rotação Temática I

Objectivos

A UC tem como objetivo assegurar a mobilidade dos estudantes entre instituições de saúde, unidades de saúde, estações de campo, departamentos universitários e laboratórios, serviços de saúde e indústria.
No final da UC os estudantes deverão ter experimentado e comparado diferentes instituições/locais de trabalho e metodologias, de modo a estimar qual o melhor local/assunto/orientação para a elaboração da sua tese. Neste sentido os doutorandos têm a possibilidade de desenvolver redes com estudantes e profissionais, que serão um benefício para a sua carreira e a comunidade científica em geral.

Caracterização geral

Código

5789005

Créditos

10

Professor responsável

Henrique Silveira

Horas

Semanais - A definir com o respetivo supervisor local

Totais - 200

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

A bibliografia será definida individualmente para cada estudante pelo coordenador e pelos responsáveis da formação nos locais onde se irá desenrolar a Rotação Temática.

Método de ensino

As metodologias de ensino incluirão acompanhamento teórico, tutorial e execução prática.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e efetuada tendo em consideração a assiduidade e pontualidade dos estudantes, a preparação e planeamento prévio dos protocolos e atividades, a execução adequada destes, e uma análise crítica dos resultados obtidos. O estudante será acompanhado e avaliado pelo supervisor na componente avaliação continua que corresponderá a 60% da nota. O estudante deverá ainda elaborar um relatório final (40% da nota). O relatório final será avaliado pela Coordenador da UC.

Conteúdo

O conceito do presente programa internacional de doutoramento é bastante singular no campo da saúde global e tropical, uma vez que resulta de uma interação formal, académica entre as instituições parceiras e geograficamente implementadas nos trópicos. Os estudantes irão obter uma visão geral da investigação no IHMT, IICT e Fiocruz, bem como outras instituições com as quais eles têm protocolos existentes.
A Rotação Temática (RT) envolve a participação na atividade de grupos de investigação laboratorial, outros departamentos, incluindo epidemiologia, bioestatística e bioinformática assim como no sistema e instituições de saúde em Portugal e Brasil. Os estudantes deverão estar envolvidos nos serviços/laboratórios e participar em todas as suas atividades.
Cada RT é planeada individualmente pelos Tutor e coordenador da UC de acordo com os interesses e motivações dos estudantes e em coordenação com os supervisores locais. O plano de rotação final será analisado pela comissão científica do 3ºciclo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: