Tuberculose e outras Micobacterioses

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer as características biológicas dos agentes etiológicos da tuberculose (TB) e das outras micobacterioses.
2. Compreender a epidemiologia global da TB e das outras micobacterioses.
3. Compreender o papel do laboratório de micobacteriologia no sistema de saúde e na prevenção da transmissão de estirpes resistentes e sua interligação com a co-infeção com o VIH.
4. Conhecer e descrever a imunofisiopatologia das infeções micobacterianas associando-a às manifestações clínicas das diferentes formas de TB.
5. Adquirir boas práticas de biossegurança na manipulação de estirpes resistentes, na determinação dos perfis de resistência e na gestão de laboratórios com controlo de qualidade.
6. Efetuar as técnicas clássicas de micobacteriologia clínica, conhecimento teórico e prático do diagnóstico laboratorial de TB, lepra e outras micobacterioses.

Caracterização geral

Código

9512017

Créditos

2

Professor responsável

Miguel Viveiros Bettencourt

Horas

Semanais - 10

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

• Portugal, I. and Viveiros M. (2014) Mycobacterium In: Microbiologia Médica, António Meliço-Silvestre, Helena Barroso e Nuno Taveira (Eds), Lidel, Edições Técnicas, Lisboa, Portugal. ISBN: 9789727575763.
• Murray, P.R., Rosenthal, K.S., Pfaller M.A. (2013) Medical Microbiology, 7th Edition. Elsevier-Mosby-Saunders, St. Louis, EUA. ISBN: 978-0-323-08692-9.
• McHugh, T. D. (2012) Tuberculosis: Advances in Molecular and Cellular Microbiology, C A B Intl Press, London, UK. ISBN: 978-1845938079.
• Viveiros M. and Atouguia J. (2008) Tuberculose – Saúde Tropical. Edição Universidade Aberta. ISBN:978-972-674-494-8.
• Palomino J. C., et al (2007) Tuberculosis 2007 - From basic science to patient care, First Edition, 687 pp.

Método de ensino

1) Aulas teóricas, baseadas em apresentação de diapositivos, acompanhadas de indicação de bibliografia complementar.
2) Aulas teórico-práticas, com apresentação e resolução de casos práticos de aplicação de algumas das metodologias abordadas a casos de diagnóstico/monitorização/caracterização de infeções a micobactérias e caracterização do seu perfil de resistência aos fármacos.
3) Aulas laboratoriais, assentes na resolução de casos-estudo baseados em casos clínicos ou laboratoriais.

Método de avaliação

Avaliação efetuada por exame final escrito ao qual são admitidos os alunos que frequentaram 2/3 das aulas.

Conteúdo

I. Aspetos clínicos, epidemiológicos e terapêuticos da tuberculose e outras micobacterioses.
II. Género Mycobacterium . Parede celular e patogénese, diagnóstico, resistência e desenvolvimento racional de fármacos.
III. Micobacterioses humanas emergentes.
IV. Tuberculose multiresistentee extensivamente resistente. Medidas de segurança nos laboratórios de micobacteriologia.
V. Marcha geral do Diagnóstico Micobacteriológico: colheita e transporte de produtos, coloração, descontaminação e concentração, técnicas de cultura. Ensaios de susceptibilidade a antibióticos. Controlo de qualidade no laboratório.
VI. Imunologia da Tuberculose: Imunidade protetora contra a tuberculose. Mecanismos imunológicos desencadeados pela vacinação com BCG. Resposta imunitária à infecção por M. avium em situações de imunossupressão.
VII. Aula(s) prática(s) e teórico-prática(s): Processamento de amostras para isolamento de micobactérias e técnicas de cultura. Métodos de identificação. Antibiograma de micobactérias.