Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento
Objetivos educativos
O Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento reflete a preocupação com os problemas de saúde, os sistemas de saúde e os contextos sociais dos países de rendimentos baixos e médios. Neste programa, a ênfase é colocada nos problemas da fase inicial da “transição em saúde”, nas implicações decorrentes das limitações de recursos e das fragilidades institucionais dos sistemas de saúde e dos índices de “Desenvolvimento Humano”.
As questões relacionadas com a governação, a consolidação da sociedade civil e os fenómenos migratórios são, também, analisadas bem como a sua reflexão em problemas como a exclusão social e as desigualdades sociais e em saúde.
Caracterização geral
Código DGES
827
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Habilita à continuidade da formação, ao nível do 3º ciclo de estudos, em qualquer área da Saúde e Desenvolvimento.
Coordenador
Isabel Craveiro
Data de abertura
Outubro de 2020
Número máximo de admissões
20
Propinas
3000 euros
Horários
6.ª Feira, das 9h00 às 18h00
Idioma de ensino
Português
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres letivos.
A componente curricular corresponde aos dois primeiros semestres.
O terceiro semestre diz respeito à componente não letiva de preparação e apresentação de uma dissertação original e exige, para sua frequência, aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1.º e 2.º semestres.
Créditos totais: 93 ECTS para a atribuição do grau de mestre (60 em unidades curriculares + 33 na elaboração da dissertação).
Condições de acesso
Consultar o Regulamento do Curso disponível em www.ihmt.unl.pt/education/saude-publica-e-desenvolvimento/
Regras de avaliação
Regulamento de Avaliação disponível em www.ihmt.unl.pt/servicos-academicos/.
Cada unidade curricular (UC) é avaliada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Professor Responsável, que se encontram disponíveis na seção "Métodos de avaliação" no separador "Caracterização geral" de cada UC.
1 — O resultado da avaliação é expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.
2 — O aluno é considerado aprovado quando a classificação final é igual ou superior a 10 valores.
3 — A classificação da componente curricular do mestrado corresponde à média ponderada pelo número de ECTS das classificações finais obtidas pelo aluno em cada unidade curricular.