Estatística
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projectos de investigação. 2. Compreender a importância da aleatoriedade no processo de amostragem. 3. Compreender os processos de recolha de dados que assegurem a sua qualidade. 4. Utilizar adequadamente conceitos de análise exploratória de dados e estatística descritiva. 5. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar. 6. Saber decidir entre os testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos. 7. Verificar os pressupostos exigidos na inferência estatística. 8. Aplicar os conceitos de correlação linear e associação. 9. Ser capazes de especificar o modelo de regressão linear múltipla, interpretar os resultados da sua estimação e avaliar a qualidade de ajustamento do modelo. 10. Utilizar o modelo de regressão logística e interpretar os coeficientes estimados em termos de odds ratio. 11. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS.
Caracterização geral
Código
827002
Créditos
5
Professor responsável
Maria do Rosário O. Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 40
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Princípios e Aplicações. Artmed Editora SA. • Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. John Wiley and Sons. • Sheskin, D. J. (2007) Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. 4th Edition, Chapman and Hall/CRC. • G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL. • Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science. • JM Bland and Douglas G. Altman, Statistical Notes (BMJ).
Método de ensino
Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS. A discussão de artigos é também promovida.
Método de avaliação
Exame e/ou trabalhos. O exame inclui questões de resposta múltipla e outras de desenvolvimento, tendo duração de duas horas. O trabalho envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos.
Conteúdo
I. Enquadramento da Estatística na investigação em saúde e desenvolvimento. II. Definição e classificação de variáveis. Alguns cuidados com a recolha e informatização dos dados. III. Análise exploratória de dados e estatística descritiva. IV. Inferência estatística: 1. Parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais; 2. Estimação pontual e por intervalos de confiança; 3. Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos; 4. Cálculo do tamanho da amostra; 5. Comparação de populações a partir de amostras independentes: • Testes de Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk e Teste de Levene; • Teste T para duas amostras independentes versus Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; • Análise de variância (ANOVA) e Teste de Kruskal-Wallis. Teste de Qui-Quadrado para a homogeneidade (e independência). V. Análise Bivariada e Multivariada: 1. Correlação Linear de Pearson e de Spearman; 2. Associação. Teste de Qui-Quadrado e de Fisher; 3. Regressão Linear Múltipla; 4. Regressão Logística.