Estatística

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projectos de investigação.
2. Compreender a importância da aleatoriedade no processo de amostragem.
3. Compreender os processos de recolha de dados que assegurem a sua qualidade.
4. Utilizar adequadamente conceitos de análise exploratória de dados e estatística descritiva.
5. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar.
6. Saber decidir entre os testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos.
7. Verificar os pressupostos exigidos na inferência estatística.
8. Aplicar os conceitos de correlação linear e associação.
9. Ser capazes de especificar o modelo de regressão linear múltipla, interpretar os resultados da sua estimação e avaliar a qualidade de ajustamento do modelo.
10. Utilizar o modelo de regressão logística e interpretar os coeficientes estimados em termos de odds ratio.
11. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS.

Caracterização geral

Código

827002

Créditos

5

Professor responsável

Maria do Rosário O. Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 40

Idioma de ensino

Inglês e Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Princípios e Aplicações. Artmed Editora SA.
• Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. John Wiley and Sons.
• Sheskin, D. J. (2007) Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. 4th Edition, Chapman and Hall/CRC.
• G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL.
• Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science.
• JM Bland and Douglas G. Altman, Statistical Notes (BMJ).

Método de ensino

Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS. A discussão de artigos é também promovida.

Método de avaliação

Exame e/ou trabalhos. O exame inclui questões de resposta múltipla e outras de desenvolvimento, tendo duração de duas horas. O trabalho envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos.

Conteúdo

I. Enquadramento da Estatística na investigação em saúde e desenvolvimento.
II. Definição e classificação de variáveis. Alguns cuidados com a recolha e informatização dos dados.
III. Análise exploratória de dados e estatística descritiva.
IV. Inferência estatística:
1. Parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais;
2. Estimação pontual e por intervalos de confiança;
3. Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos;
4. Cálculo do tamanho da amostra;
5. Comparação de populações a partir de amostras independentes:
• Testes de Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk e Teste de Levene;
• Teste T para duas amostras independentes versus Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon;
• Análise de variância (ANOVA) e Teste de Kruskal-Wallis. Teste de Qui-Quadrado para a homogeneidade (e independência).
V. Análise Bivariada e Multivariada:
1. Correlação Linear de Pearson e de Spearman;
2. Associação. Teste de Qui-Quadrado e de Fisher;
3. Regressão Linear Múltipla;
4. Regressão Logística.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: