Metodologias de investigação em saúde

Objectivos

O objetivo desta Unidade Curricular é de proporcionar aos alunos uma perspectiva prática para odesenvolvimento de uma proposta de projeto de investigação, através das suas várias fases de planeamento. Ao longo deste trabalho, os alunos vão consolidar os conhecimentos e técnicas adquiridas noutras unidades curriculares, através da aplicação de métodos demográficos, epidemiológicos e estatísticos e desenvolver capacidades para realizar investigação independente.
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar as etapas envolvidas no planeamento e realização de um projeto de investigação.
2. Formular questões de investigação e hipóteses testáveis.
3. Planear de um estudo, para que seja possível testar as hipóteses propostas, definindo desenho de estudo, tamanho da amostra, o modo de recolha de dados mais adequadoe as questões éticas.
4. Avaliar os princípios subjacentes à conceção e seleção de amostras.
5. Retirar conclusões a partir dos resultados da análise de lado, usando as tabelas mais adequadas e métodos básicos de análise estatística.
6. Apresentar resultados de uma forma eficaz e atrativa.

Caracterização geral

Código

827003

Créditos

4

Professor responsável

Ana Abecasis

Horas

Semanais - 8

Totais - 32

Idioma de ensino

Inglês e Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Bowling, A. Research methods in health - Investigating health and health services. 2nd Edition, Opening University Press. 2002.
• Health Research Methodology: A Guide for Training in Research Methods. World Health Organization. Regional Office for the Western Pacific Manila, 2001.
• Fathalia MF. A Practical Guide for Health Researchers. World Health Organization. Regional Office for the Eastern Mediterranean. 2004.

Método de ensino

Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão seminários, envolvendo as temáticas fundamentais subjacentes as metodologias de investigação. A discussão de artigos é também promovida.

Método de avaliação

A Avaliação é realizada através da apresentação de uma proposta de investigação.

Conteúdo

I. Princípios fundamentais da investigação.
II. Processo de investigação e planeamento da investigação.
III. Desenho do estudo.
IV. Principais etapas da investigação em saúde.
V. Questões de investigação e formulação de hipóteses.
VI. Amostragem.
VII. Questões éticas.
VIII. Questionários.
IX. Métodos e técnicas de recolha de dados.
X. Análise de dados.
XI. Apresentação dos resultados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: